A audiometria faz a avaliação quando existe a queixa de dificuldade para ouvir. Muitas pessoas reclamam desse problema. Por isso, a procura por um profissional da área é muito importante. Pois é ele quem vai avaliar, com o exame, as perdas auditivas e suas causas.
O que é audiometria?
Ele é um exame que avalia a capacidade de uma pessoa de ouvir os sons. Ele avalia em relação aos tipos de som e o grau da perda dessa audição. Com isso, é essencial procurar uma ajuda profissional quando perceber algo diferente na escuta.
Qual a importância?
Esse procedimento é muito importante para avaliar se a pessoa tem algum problema auditivo. Portanto, a partir daí é possível ver se tem tratamento ou não. Ou seja, ela é fundamental para preservar a audição e garantir qualidade de vida.
Quais os tipos de audiometria?
Existem alguns tipos desse exame para atender diferentes necessidades. Entretanto, o profissional de saúde deve explicar e pedir o mais correto para os casos. Ademais, os tipos dão informações mais certas para poder fazer o tratamento. A exemplo, temos os tipos:
- tonal;
- vocal;
- alta frequência;
- infantil;
- ocupacional.
Quando deve ser feito?
Essa dúvida é comum, pois com o barulho no decorrer dos dias, fica difícil perceber devido aos sons altos. O ideal é procurar ajuda assim que perceber a dificuldade em ouvir alguns sintomas que tem a ver com perda de audição, como, por exemplo:
- zumbido;
- dificuldade de ouvir o outro durante a conversa;
- atraso da fala por não escutar;
- sensibilidade ao ouvir o som;
- isolamento social.
Como é feito a audiometria?
Um profissional qualificado faz esse exame e com equipamento específico. O paciente fica sentado em uma cabine com isolamento acústico. Além disso, fica uma pessoa do lado de fora e toca diversos sons. Em seguida, quem está dentro da cabine avisa se ouvir eles.
Como é avaliado o resultado?
Existem vários tipos e graus de perda auditiva. Quando não consegue ouvir sons menores que 25 decibéis, já mostra uma possível dificuldade para ouvir. Isto é, o grau e o tipo de perda ajuda a avaliar o que pode ter causado e o seu tratamento.
Tem benefício com a audiometria?
Sim, principalmente para quem trabalha em ambientes barulhentos ou tem doença que vem de família. Ele ajuda a fazer o diagnóstico e acompanhar a evolução dessa audição, assim como da doença. Ou seja, ajuda a prevenir e tratar logo.
Quais cuidados pós-exames?
Após o exame é preciso evitar exposição a barulhos altos. Com isso, deve sempre usar protetor no ouvido. Contudo, deve limpar o ouvido sem o uso da cotonete muito fundo. Também deve seguir as orientações e remédios dados pelo médico.
Palestrantes experientes sabem como passar e ensinar ao colaborador sobre perda auditiva. Ainda mais que a Super SIPAT conta com anos de mercado, abordando diferentes temas, entre em contato e saiba mais.