SIPAT Realidade Virtual vale a pena? 8 pontos negativos e positivos

SIPAT realidade virtual

A SIPAT realidade virtual é a melhor opção para empresas que desejam fazer esse evento de uma forma mais prática e inovadora. Portanto, veja aqui oito prós e contras de usar esse meio e saiba se esse tipo de tecnologia atende aos seus interesses.

Descubra se a SIPAT realidade virtual vale a pena

Para criar esse evento da forma mais ideal possível, existem vários recursos e um deles é a realidade virtual (RV). Ela é um espaço que o sistema cria e permite que o usuário interaja por meio de óculos ou capacetes que criam imagens e sons.

8 pontos para usar esse meio

A SIPAT realidade virtual, portanto, pode ser uma forma de abordar temas essenciais no seu dia a dia de trabalho. Então, veja oito pontos positivos e negativos de escolher essa opção:

  1. Liberdade geográfica;
  2. Meio para treinamentos;
  3. Experiência sem perigos;
  4. Aprender a identificar riscos;
  5. Desenvolver habilidades;
  6. Necessidade de um equipamento;
  7. Custos;
  8. Mal-estar por conta da RV.

1 – Liberdade geográfica

Assim como na SIPAT online, o uso da RV durante o evento deixa tudo mais prático, já que ele pode ser feito de qualquer lugar. Além disso, despesas resultantes de encontros presenciais como aluguel, alimentação e limpeza estão fora da lista de preocupações.

2 – Meio para treinamentos na SIPAT realidade virtual

Ao contrário de um encontro online com palestras de conteúdo teórico, esse meio permite ir além. Com ele, é possível ter um evento com destaque para a parte prática da prevenção de acidentes sem estar correndo um risco real.

3 – Experiência sem perigos

Uma solução que a simulação traz é a ausência de perigos reais. Por isso, ela também está muito presente na área da saúde, por exemplo. Com ela, os alunos conseguem fazer procedimentos sem causar danos a ninguém.

4 – Aprender a identificar os riscos 

Para uma SIPAT realidade virtual, esse é um dos maiores benefícios. Assim, até situações que não seriam possíveis simular no modo presencial, podem entrar no treino. Isso ajuda no desenvolvimento prático dos profissionais e os prepara melhor.

5 – Desenvolver habilidades na SIPAT realidade virtual

Uma realidade controlada é a chance perfeita para criar habilidades que oferecem riscos físicos. Portanto, é possível aprender procedimentos mais complicados. Além disso, a prática ajuda na parte de memorização.

6 – Necessidade dos aparelhos certos

Para se capacitar por meio da RV, é essencial ter alguns itens como óculos, computadores ou celulares compatíveis. Então, cuidar para que esses objetos estejam disponíveis para todos os participantes é fundamental.

7 – Os custos para a SIPAT realidade virtual

Quando não há aparelhos adequados, existe a opção de comprar. Mas, existe a questão do custo deles. Em geral, os preços dos óculos variam muito de acordo com a necessidade de cada usuário.

8 – Mal-estar por conta da RV

Para quem ainda não esteve no ambiente virtual, sentir desconforto como tontura e enjoo nas primeiras vezes é normal. No entanto, quando isso acontece em uma situação de treino, o mal-estar pode afetar o seu desempenho. 

Dessa forma, os organizadores do evento devem levar esse fator em conta na hora de optar por essa tecnologia. Por fim, a SIPAT realidade virtual é uma das opções mais interativas e criativas para a prática dos seus funcionários na prevenção de acidentes.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT