O que é SIPAT? Guia Oficial para 2024

O que é SIPAT

Você sabe o que é SIPAT? O evento anual que visa alertar os funcionários de uma empresa sobre os riscos presentes na rotina de trabalho merece atenção. Por isso, acompanhe esse guia para descobrir a sua importância e quais os seus benefícios para uma organização.

O que é SIPAT?

O que é SIPAT? É a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho que ocorre na empresa a fim de tratar sobre a importância da prevenção de acidentes, bem como doenças ocupacionais. Ou seja, um evento que visa passar informações relevantes aos funcionários.

Além de oferecer essas orientações, ela ajuda a fortalecer a cultura de segurança entre os trabalhadores de forma engajada. Pois, o ato incentiva práticas de cuidado ativo, como, por exemplo, medidas preventivas, trocas de experiências, trabalho em equipe.

O que é SIPAT
Ao saber o que é SIPAT você entende a sua importância. Imagem do Super SIPAT.

Como realizar uma SIPAT?

Para realizar uma SIPAT, antes de tudo, você deve pensar em atividades que sejam o mais efetivas possível para alcançar o objetivo principal. Assim, os próximos passos são:

  • formar a comissão organizadora;
  • definir um tema central;
  • elaborar a programação;
  • escolher profissionais eficiente para ministrar as palestras;
  • divulgar o evento.

Por fim, basta avaliar os resultados por meio dos feedbacks e das práticas conscientes no ambiente de trabalho. 

Quem é responsável pelo evento?

A semana é realizada, aliás, pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Esta, por sua vez, conta com membros da equipe de Segurança do Trabalho.

O que é a SIPAT e quais temas são obrigatórios?

Agora que você sabe o que é uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, vamos falar sobre os temas. Não existe nenhum tema obrigatório, mas o evento deve abordar questões que levem em consideração os aspectos e necessidades da empresa e dos trabalhadores. Alguns exemplos mais comuns incluem:

  • uso correto dos EPIs;
  • ergonomia e postura correta no trabalho;
  • prevenção de acidentes em altura;
  • combate a incêndios e primeiros socorros;
  • saúde mental e qualidade de vida no trabalho
  • cuidados com as doenças ocupacionais.

Atividades e brindes

As atividades mais vistas na SIPAT são as palestras, workshops, dinâmicas de grupo, jogos interativos e simulações práticas. Enquanto os brindes podem ser folders informativos e kits de primeiros socorros. Assim, ajuda a reforçar o que foi visto durante a semana.

O que diz a NR-5?

Embora a NR-5 não faça menção direta à SIPAT, ela determina que uma das atribuições da CIPA é “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.

Você conhece a Super SIPAT?

A Super SIPAT é uma empresa que está no mercado há vários anos e realiza palestras, oficinas e teatros que ajudam a promover a prevenção de riscos no ambiente de trabalho.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT