Saiba aqui tudo sobre a Síndrome de Burnout e quais são as suas causas. Além disso, confira 5 tratamentos para melhorar essa doença. Por fim, veja os sintomas e o que fazer para evitar o esgotamento profissional.
O que é Síndrome de Burnout?
Este é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão, estresse e esgotamento físico. Nesse sentido, vem de situações de trabalho que promovem um lugar competitivo e exigem muita responsabilidade.
Também ocorre quando o profissional busca certos objetivos, que são tidos como difíceis. No entanto, vê no meio do caminho que não tem condições de cumprir com a tarefa dada a ele.
O pior estágio dessa doença é a depressão profunda. Sendo assim, é muito útil buscar ajuda ao menor sinal dela.
Principais sintomas
A Síndrome de Burnout tem a ver com a exaustão e a sensação de incapacidade profissional. Nesse sentido, há um sentimento de ódio ao trabalho e é preciso buscar ajuda. Sendo assim, confira abaixo alguns sinais que indicam essa síndrome:
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Insônia;
- Sentimentos de não capacidade.
Na maioria das vezes, eles surgem de forma leve, mas pioram com o passar dos dias. Contudo, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro.
Para ter certeza que essas emoções têm relação com a doença, busque ajuda de um profissional. Dessa forma, ele vai identificar e fazer o tratamento certo.
Causas
A causa mais provável da Síndrome de Burnout é o estresse crônico. Além disso, a tensão gerada no ambiente de trabalho também influencia no diagnóstico.
Essa doença está ligada a ele e vem de situações que ocorrem no local. Portanto, torna-se essencial buscar um espaço que ofereça boas condições para manter a saúde mental em dia.
Tratamentos para a Síndrome de Burnout
A cura para essa síndrome deve ser guiada por um psicólogo ou psiquiatra e pode ser feita com remédios, bem como, terapia. No entanto, nos casos mais leves, apenas essa última pode resolver o caso. Veja agora cinco formas de tratar essa doença:
- Terapia com um profissional;
- Reorganizar o ambiente de trabalho;
- Aumentar o convívio social;
- Praticar atividades físicas;
- Remédios antidepressivos.
Caso o paciente siga os avisos de forma certa, os sinais de melhora vão surgir e vai ter uma maior confiança no seu trabalho, além de diminuir esses sintomas.
Nesse sentido, quando os sinais vão embora, o paciente consegue voltar ao trabalho e ter uma boa qualidade de vida, dentro e fora dele.
Aborde esse tema em sua SIPAT
Vale mencionar ainda a Super SIPAT, a melhor empresa do Brasil que tem um amplo catálogo de temas para o seu evento e pode conscientizar a sua equipe sobre essa condição. Assim, clique aqui para saber mais.