SIPAT Gamificada: dicas para colocar em prática

SIPAT Gamificada

A SIPAT Gamificada é uma ótima opção para quem deseja fugir de modelos comuns. Assim, consegue trazer um novo formato para sua equipe e promover a interação de todos. Portanto, veja neste artigo o que é e como fazer a sua.

SIPAT Gamificada: o que é?

Para entender mais sobre o assunto você deve saber o que é SIPAT. Ou seja, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Do qual, conta com uma série de atividades para formar sua equipe.

A finalidade da SIPAT é promover um ambiente mais seguro e melhorar o bem-estar de toda sua equipe. Aliás, pode ser realizada em empresas de todos os portes e segmentos.

Gameficação

Já a SIPAT Gamificada envolve um novo termo que deve ser explicado. Assim, gamificação é uma forma de estimular as pessoas com elementos de jogos. Então, proporcionam mais diversão e interação.

A gamificação ainda desperta a criatividade e inovação. Portanto, é uma alternativa para inovar na SIPAT e trazer novas visões para sua equipe. 

Vantagens da SIPAT Gamificada

Há muitas vantagens em realizar uma SIPAT Gamificada com seu time, por exemplo: 

  • Aumenta a produtividade;
  • Estimula a criatividade;
  • Gera engajamento;
  • Cria habilidades e a comunicação;
  • Melhora a aprendizagem. 

É impossível não apostar em uma atividade como essa para sua equipe. Afinal, os benefícios podem transformar e melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade.

Como usar a gameficação

É comum que surjam dúvidas sobre como usar a gamificação em suas atividades da SIPAT. Sendo assim, veja como algumas empresas aproveitaram disso para movimentar suas equipes: 

  • Gerdau usa em programas de capacitação, evitando os treinamentos tradicionais;
  • Nike utiliza uma plataforma para treinos de atletas;
  • Microsoft aproveita do recurso para que equipes encontrem erros em seus sistemas;
  • Todeschini usa a gamificação para que sua equipe de vendas fique mais motivada. 

Não há uma forma certa ou errada de fazer uso desse recurso. Na verdade, é importante entender a realidade de seus funcionários e contar com uma boa plataforma gamificada. Assim, torna-se possível uma atividade desse nível.

Como fazer uma SIPAT gamificada?

Para a gamificação da SIPAT é preciso que tenha um bom plano. Portanto, o primeiro passo é definir o que deseja e quais ações precisam ser feitas. Em seguida, verifique se seu time está pronto para trabalhar com esse recurso.

Caso não tenha nenhum colaborador para isso, é importante que busque um profissional. Assim, ele pode colocar em prática a sua ideia.

Vale ressaltar que o processo costuma levar alguns dias. Então, organize bem antes sua atividade, para que não tenha problemas. Logo, poderá ter uma atividade que agrade a todos.

O futuro é agora

A SIPAT Gamificada é apenas uma prova de que novos recursos precisam ser usados no ambiente de trabalho. Afinal, é uma forma de despertar o interesse de sua equipe. 

Invista nesse recurso não apenas na SIPAT, mas de forma permanente em sua empresa. Aliás, algumas demandas mais trabalhosas e cansativas podem ganhar uma nova roupagem com a gamificação.

Traga novidades para reforçar com sua equipe que sempre estão de olho na inovação. Certamente todos vão gostar do resultado.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT