A SIPAT é uma semana para se conscientizar sobre a segurança no trabalho e os cuidados com a saúde. Porém, a reflexão sobre esses assuntos não deve valer somente por uma semana. Todos os dias precisamos pensar em atitudes seguras e o próprio local de trabalho precisa proporcionar segurança aos funcionários. E como criar um ambiente seguro no trabalho?
EQUIPAMENTOS
Todos os equipamentos que a empresa fornece para os funcionários devem estar em ordem e com a manutenção periódica feita. Mesmo assim, acidentes podem ocorrer. A intenção é prevenir ao máximo que alguém se machuque ou que qualquer desventura aconteça.
EPI
O Equipamento de Proteção Individual pode amenizar e impedir muitos acidentes. Os EPIs devem estar sempre conservados e higienizados. Cada um deve fazer sua parte tanto ao checar se o EPI está em ordem quanto à conscientização do uso e utilização correta.
CAMPANHAS INTERNAS
Qualquer oportunidade de realizar uma Campanha de prevenção de acidentes é válida. A SIPAT é um exemplo de Campanha que busca alertar a todos sobre a importância dos cuidados para não termos acidentes.
COMUNICAÇÃO
Muitas empresas deixam avisos e placas permanentes em locais de maior risco ou que é obrigatório o uso de EPI. Os técnicos de segurança ou responsáveis pelos setores devem buscar a comunicação com os funcionários. Algumas empresas inclusive fornecem papéis para os trabalhadores escreverem se há algo a ser arrumado, se tem alguma manutenção a ser feita e alternativas que eles podem oferecer. O trabalho em conjunto em prol da segurança é muito bem vindo.
ANÁLISE DO LOCAL
Muitas empresas têm equipes responsáveis por proteger os funcionários de acidentes como os técnicos de segurança e a brigada de incêndio. Uma análise do ambiente de trabalho deve ser feita para que haja o conhecimento dos riscos que existem e como prevenir qualquer possibilidade de acidentes.