[email protected]    Atendimento: Seg-Sex das 10h às 17h    +55 (11) 3497-4415    (11) 96093-8229

O que é SIPAT? Entenda a semana SIPAT

A sigla SIPAT está presente em diversas empresas durante uma semana inteira. E o que significa SIPAT? Antigamente, não existia uma preocupação em relação à segurança dos trabalhadores ou à prevenção de acidentes. Muitas pessoas se lesionaram ao longo do tempo. O número de acidentes fatais em construções civis, por exemplo, é gigantesco.

Pensando na qualidade de vida e na segurança dos funcionários, a SIPAT foi criada para atender essa demanda.

Qual o significado da palavra SIPAT?

A sigla SIPAT significa: Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. É uma semana em que as empresas se dedicam a realizar atividades para seus funcionários e colaboradores, visando a prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

Quem é responsável por organizar a SIPAT? E quando ela ocorre?

A semana é realizada uma vez ao ano pela CIPA e tem suas regras pautadas pela NR-5.

O que é CIPA e qual sua importância?

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é regulamentada pela NR-5 e tem como propósito acompanhar e documentar as condições de trabalho e segurança de uma empresa e seus funcionários, para mais detalhes mais sobre o que é CIPA, clique AQUI.


Outra função muito importante da CIPA é a realização da semana da SIPAT, com ações de conscientização e monitoramento de riscos no ambiente de trabalho, tanto para empregados diretos da empresa quanto terceirizados e prestadores de serviços.

Os detalhes sobre como montar a CIPA na sua empresa podem ser conhecidos no Manual Oficial da CIPA.

Quantos funcionários são necessários para ter a CIPA?

A NR-5 não estipula um número mínimo de funcionários para criação da CIPA. Empresas com menos de 19 funcionários devem ter uma pessoa responsável por essas atividades, enquanto as com mais funcionários devem consultar o Quadro I da NR-5 para ver o dimensionamento da sua CIPA.

A NR 5 e a legislação da SIPAT

A Norma Reguladora 5, ou NR-5, é uma norma aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego que trata da obrigatoriedade da criação e atuação da CIPA em uma empresa, seja pública, privada, cooperativas ou demais tipos de organizações.

Podendo ser conhecido os detalhes da legislação no site oficial da ENIT-Escola Nacional de Inspeção do Trabalho, clicando AQUI. 

Onde há diversas referências de bons conteúdos sobre SIPAT é no site da Wikipedia.

Na NR-5 contém as regras para dimensionamento, processo eleitoral, treinamento, atividades e atribuições da CIPA, dentre elas a realização da semana da SIPAT com Palestras para SIPAT e atividades durante a semana de segurança no trabalho.

Qual o significado da SIPAT?

Como organizar uma semana da SIPAT

SIPAT - temas são obrigatórios?

Atividades e brindes para SIPAT

Tão importante quanto os temas escolhidos, as atividades e maneiras como elas serão abordadas terão impacto direto no sucesso da sua. Fazer uma SIPAT diferenciada e divertida com certeza agradará a todos os funcionários e administradores, além de aumentar o entendimento do conteúdo dos temas.

CONHEÇA AS MELHORES ATIVIDADES PARA SIPAT

Dicas para SIPAT

Frases para SIPAT

Como documentar a SIPAT

Super SIPAT na mídia

Palestras para SIPAT Digital, Online ou Virtual.
Palestras para SIPAT Online, Digital e Virtual.
SIPAT EAD Online,Digital e Virtual.

Clientes atendidos

Shopping Basket