O que é SIPAT?

O que é SIPAT? Entenda a semana SIPAT

A sigla SIPAT está presente em diversas empresas durante uma semana inteira. E o que significa SIPAT? Antigamente, não existia uma preocupação em relação à segurança dos trabalhadores ou à prevenção de acidentes. Muitas pessoas se lesionaram ao longo do tempo. O número de acidentes fatais em construções civis, por exemplo, é gigantesco.

Pensando na qualidade de vida e na segurança dos funcionários, a SIPAT foi criada para atender essa demanda.

Qual o significado da palavra SIPAT?

A sigla SIPAT significa: Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. É uma semana em que as empresas se dedicam a realizar atividades para seus funcionários e colaboradores, visando a prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

Quem é responsável por organizar a SIPAT? E quando ela ocorre?

A semana é realizada uma vez ao ano pela CIPA e tem suas regras pautadas pela NR-5.

O que é CIPA e qual sua importância?

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é regulamentada pela NR-5 e tem como propósito acompanhar e documentar as condições de trabalho e segurança de uma empresa e seus funcionários, para mais detalhes mais sobre o que é CIPA, clique AQUI.


Outra função muito importante da CIPA é a realização da semana da SIPAT, com ações de conscientização e monitoramento de riscos no ambiente de trabalho, tanto para empregados diretos da empresa quanto terceirizados e prestadores de serviços.

Os detalhes sobre como montar a CIPA na sua empresa podem ser conhecidos no Manual Oficial da CIPA.

Quantos funcionários são necessários para ter a CIPA?

A NR-5 não estipula um número mínimo de funcionários para criação da CIPA. Empresas com menos de 19 funcionários devem ter uma pessoa responsável por essas atividades, enquanto as com mais funcionários devem consultar o Quadro I da NR-5 para ver o dimensionamento da sua CIPA.

Para entender melhor sobre a CIPA, a Super SIPAT preparou um conteúdo completo para você

A NR 5 e a legislação da SIPAT

A Norma Reguladora 5, ou NR-5, é uma norma aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego que trata da obrigatoriedade da criação e atuação da CIPA em uma empresa, seja pública, privada, cooperativas ou demais tipos de organizações.

Podendo ser conhecido os detalhes da legislação no site oficial da ENIT-Escola Nacional de Inspeção do Trabalho, clicando AQUI. 

Onde há diversas referências de bons conteúdos sobre SIPAT é no site da Wikipedia.

Na NR-5 contém as regras para dimensionamento, processo eleitoral, treinamento, atividades e atribuições da CIPA, dentre elas a realização da semana da SIPAT com Palestras para SIPAT e atividades durante a semana de segurança no trabalho.

Como organizar uma semana da SIPAT

Com os membros da CIPA eleitos, agora é hora de organizar a semana da SIPAT. E para ter um bom evento é necessário um bom planejamento prévio.

Primeiro é preciso escolher a semana que ocorrerá, lembrando que não existe um mês obrigatório para que ela aconteça, apenas que seja na vigência do grupo da CIPA.

Depois da semana selecionada podemos começar a organizar os horários disponíveis e procurar atividades dinâmicas e interessantes para que os funcionários não apenas aprendam mais sobre segurança, mas tenham bons momentos em equipe e isso reflita em união e segurança para além da semana de eventos.

Para isso existem diversas atividades que podem ser realizadas dentro dessa semana, como palestras teatrais com temas para SIPAT, palestras show com dinâmicas de grupo e sem slides, ou intervenções teatrais em meio aos departamentos, para as empresas que não podem parar todos ao mesmo tempo.

Veja melhor como organizar a sua neste artigo: COMO ORGANIZAR UMA SIPAT?

SIPAT – temas são obrigatórios?

Não existem temas obrigatórios, a CIPA precisa apenas realizar uma vez ao ano, em conjunto ou não com a SIPAT, ações de prevenção ao HIV/AIDS.

Mas para uma boa repercussão do evento, abordar temas importantes para a empresa e que são comuns é muito importante. Para isso, nós preparamos um artigo completo de atividades e temas para que seu evento seja memorável.

Atividades e brindes para SIPAT

Tão importante quanto os temas escolhidos, as atividades e maneiras como elas serão abordadas terão impacto direto no sucesso da sua. Fazer uma SIPAT diferenciada e divertida com certeza agradará a todos os funcionários e administradores, além de aumentar o entendimento do conteúdo dos temas.

Além das atividades teatrais e palestras dinâmicas, são interessantes para uma ótima SIPAT a realização de avaliações médicas, quick massage, sorteio de brindes e gincanas temáticas.

Preparamos um conteúdo com diversas dicas de atividades em IDÉIAS PARA SIPAT 2020.

Dicas para SIPAT

Um bom planejamento, a melhor escolha de temas e atividades, como preparar um cronograma e fazer reuniões com antecedência, essas e outras dúvidas podem surgir na hora de organizar a sua. Temos um artigo com DICAS PARA SIPAT 2020 que te deixará mais preparado para ter um ótimo evento.

Frases para SIPAT

Uma das melhores maneiras de ressaltar seu tema e chamar atenção para as atividades da SIPAT é escolhendo uma frase tema que possa ser colocada em artes, comunicados e áreas visíveis da empresa.

Para garantir que sua  seja diferenciada e memorável fizemos uma lista das melhores FRASES PARA SIPAT 2020.

Como documentar a SIPAT

Para completar, é importante documentar corretamente as atividades, tanto para comprovação das atividades para controle interno, quanto para uso da próxima CIPA como base do que já foi feito e assim criar uma memória para a empresa.

Temos um artigo que dá ótimas dicas de COMO DOCUMENTAR E REGISTRAR A EXECUÇÃO DA SIPAT? para que não falte nenhum detalhe e sua empresa tenha uma Super SIPAT.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT