Soft Skills: o que é e para que serve? Confira agora o guia completo 2024

Para quem não sabe, soft skills é um termo que diz respeito às habilidades de trabalho de uma pessoa. Ou seja, é o poder de se comunicar ou uma aptidão em especial que alguém pode ter, a fim de agregar mais a equipe de uma empresa.

O que são soft skills?

Esse tema trata da habilidade tanto do aspecto de trabalho quanto pessoal de alguém. É visto como um termo subjetivo, portanto, difícil de medir.

A expressão chegou ao Brasil na área de RH, a fim de analisar o comportamento dos funcionários de uma empresa. São ações individuais que influenciam nos resultados feitos dentro da mesma.

Confira abaixo algumas aptidões que se encaixam nessa categoria:

  • Trabalho em equipe;
  • Ser criativo;
  • Comunicar-se bem.

Esse tipo de saber não se aprende em cursos técnicos, mas sim se adquire por meio de ações externas com o decorrer do tempo.

As soft skills mais desejadas

Inteligência emocional entra no topo dessa lista. Afinal, é o modo de reconhecer e lidar bem com as próprias emoções. Além disso, também envolve entender os sentimentos dos colegas.

A resiliência também é uma habilidade bem requisitada. Ela se define, de modo geral, como a forma de lidar com os problemas e contornar os desafios.

Foto: Aborde sobre soft skills de forma dinâmica em sua empresa

Para que servem soft skills

Esta é uma conduta útil para enfrentar os desafios da concorrência. Sendo assim, é legal separar um tempo para melhorá-lo, incluir no seu currículo e em sua palestra de SIPAT.

Como desenvolver?

Uma das formas de desenvolver soft skills é ouvir análises dos colegas e chefes. Assim, trabalhar a escuta permite se comunicar de modo mais assertivo, por exemplo.

Outra maneira é cultivar a paciência e o foco. Nesse sentido, lembre-se que gerar essa aptidão não acontece da noite para o dia. É necessário treino e estudo.

Arriscar em novos projetos faz surgir esse talento na prática. Isso porque, participar de novos planos e conviver com outras pessoas de fora te fazem sair da sua zona de conforto.

O autoconhecimento

Esta é a percepção que uma pessoa tem de si mesma. Ou seja, é uma busca que identifica seus pontos fortes e fracos, além dos gostos e padrões de conduta.

Usar essas aptidões na rotina pessoal e de trabalho é vital para a sua evolução. Por isso, aprimorá-las é uma tarefa que tem que ser feita agora.

Iniciar esse caminho, a fim de priorizar o conhecimento sobre  si mesmo é essencial. Pois é a partir disso que as demais serão desenvolvidas. Por fim, é importante lembrar que não é possível resolver tudo sozinho. Buscar novos hábitos, além de ajuda é um bom começo.

Leve a Super SIPAT para tratar sobre soft skills em sua empresa. Assim, a sua equipe vai se manter estimulada com as palestras e teatros dinâmicos que ela oferece. Portanto, clique aqui para saber mais.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT