Dinâmicas para SIPAT – 11 opções de dinâmicas inovadoras em 2024

Ao falar de segurança do trabalho, as dinâmicas para SIPAT podem ajudar as empresas a terem melhores resultados. Isso porque, incentiva a interação entre os funcionários, como acontece com o teatro corporativo e foge da rotina.

O que é a SIPAT?

SIPAT é sigla de Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. É uma ação exigida pelo governo a fim de instruir e capacitar os membros de uma equipe. 

Ela visa deixar o local mais seguro para realizar as funções. Bem como, ensina as equipes como se proteger e qual a postura correta para cumprir suas obrigações diárias.

Importância nas empresas

Um ambiente de trabalho pode ter diversos riscos que as pessoas muitas vezes não percebem. Assim, é essencial alertar seu time e chamar a atenção para seus hábitos. Por isso, abordam temas como saúde e segurança no trabalho (SST).

Foto: as dinâmicas para SIPAT entretém o público e deixam a ação mais divertida

Por que fazer dinâmicas para SIPAT?

As dinâmicas melhoram o ambiente, unem as pessoas e transmitem conhecimento. Por isso, investir em segurança do trabalho nas empresas também têm benefícios, como:

  • Maior produção;
  • Diminui os riscos e reduz custos para a empresa.

Todos ganham quando a empresa se preocupa de fato com os colaboradores. A organização se torna confiável e agradável para quem já trabalha. Bem como, fica atrativa para novos profissionais.

Como aplicar os treinamentos?

Em um momento inicial, é bom divulgar as informações e explicar os casos. Além disso, é uma chance para que as pessoas mostrem o que precisam e também façam perguntas.

As melhores palestras para SIPAT mostram os possíveis casos, instruem e conscientizam sobre a importância das medidas de segurança. Dessa forma, as dinâmicas irão fixar os conceitos e dar exemplos de forma prática.

Dinâmicas para SIPAT 

São várias as opções de dinâmicas para fazer. Mas, é bom avaliar os desafios da empresa e da equipe para atingir os melhores resultados. Então, a ação deve fazer parte do dia a dia do time.

Como devem ser as palestras?

É importante divulgar as informações de forma eficiente. Por isso, não se recomenda que seja muito formal. Quem irá falar deve sabe se comunicar e também promover outras vantagens, como: 

  • Mais atenção ao tema;
  • Permitir fixar o conteúdo na memória;
  • Estimular o pensamento.

As palestras irão explicar as situações que envolvem riscos, mas também como evitá-los. Além disso, é um momento para que as pessoas acabem com qualquer dúvida que possuem.

11 exemplos de dinâmicas divertidas para SIPAT

Para fixar os conceitos, as dinâmicas e jogos para SIPAT devem envolver os assuntos falados antes, a fim de testar os colaboradores para verificar o nível do aprendizado. Então, alguns exemplos são: 

  1. Mímica de EPI’s;
  2. Jogo dos erros;
  3. Quiz de palestras;
  4. Batata quente;
  5. Imagem e ação;
  6. Jogo da memória com EPI;
  7. Concurso de paródias;
  8. Acerte o preço do EPI;
  9. Não ser induzido ao erro;
  10. Verdade ou mentira;
  11. Por fim, a ginástica.

Não são todas as empresas que usam as dinâmicas para SIPAT. Mas, as que aplicam podem ver resultados com uma equipe unida, eficiente e que trabalha de forma segura. 

Para garantir ações inovadoras com sua equipe, aposte na Super SIPAT. Afinal, além de possuir teatros, também conta com gincanas, jogos e dinâmicas para o seu evento.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT