Cursos online gratuitos – Os 10 melhores sites do Brasil em 2024

Os cursos online gratuitos são um caminho para quem quer estudar, mas não dispõe de recursos. Por isso, há opções oferecidas por boas faculdades e que servem para melhorar o currículo. Então, confira as dicas para buscar o melhor para o seu caso.

Vale a pena fazer cursos online gratuitos?

A procura por esse tipo de recurso é muito grande, pois pode ajudar a obter um emprego ou ainda crescer na carreira. Afinal, há cursos em diversas áreas, inclusive aqueles mais buscados no mercado de trabalho, tais como:

  • Informática;
  • Programação;
  • Marketing;
  • Administração.

Os cursos online gratuitos são bem aceitos nas empresas, e não deixam nada a desejar em relação aos presenciais. Além disso, contam com o fato de não precisar se deslocar e podem ser vistos em qualquer lugar, mesmo pelo celular.

Foto: Os cursos online gratuitos aumentam a produtividade do seu time

Carga horária e certificado 

Existem cursos para todos os perfis, bem como com carga horária que se adequa à realidade de cada aluno. Nesse sentido, há opções com duração de 2 horas até aqueles com mais de 40 horas. 

Em grande parte dos casos ainda, as instituições emitem o certificado após o término. De fato, isso é bom, pois pode constar no currículo. Ainda, para quem está na faculdade, os cursos extras valem como horas complementares.

Reconhecidos pelo MEC

Alguns cursos online gratuitos têm a certificação pelo MEC. Isso quer dizer que a entidade que ministra o curso passou pela análise do órgão para o ensino. Por isso, é mais valorizado no mercado de trabalho.

O que é preciso para fazer os cursos online gratuitos?

No geral, as instituições que têm cursos EAD sem custo não impõem condições aos alunos. No entanto, em alguns casos de iniciativas do governo, podem ser direcionadas a um público específico.

Em casos de programas com foco na inclusão no mercado de trabalho, por exemplo, a pessoa pode ter que comprovar a renda. Fora esses casos, basta que a pessoa tenha acesso à internet, para que possa fazer o curso. 

Dedicação

Para estudar à distância, é preciso ter disciplina, para ter mais proveito do conteúdo. Portanto, reserve um tempo durante a semana para se dedicar aos cursos online gratuitos.

Veja os melhores sites para fazer cursos online gratuitos

Dentre os sites que oferecem opções de cursos à distância estão entidades do governo e universidades. Então, veja na lista a seguir as dez melhores plataformas no Brasil para se aperfeiçoar de forma virtual:

  • USP, Universidade de São Paulo;
  • FGV, Fundação Getúlio Vargas;
  • Sesi/Senai, no ramo da indústria;
  • UNESP, Universidade Estadual Paulista;
  • PUC/RS, Pontifícia Universidade Católica;
  • Mackenzie, outra faculdade privada,com cursos online gratuitos;
  • Rock Content, na área de marketing;
  • Linkedin Learning;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFES/RS;
  • Escola Conquer.

As empresas podem aproveitar a SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho para divulgar essas opções. Afinal, é importante que os funcionários se atualizem até para poder almejar outros cargos com estes eventos.

Temas atuais para a SIPAT

Com a Super SIPAT você tem pode contar com pessoal capacitado para palestras na sua empresa. Desse modo, os temas mais recentes são abordados de uma forma prática, sem slides, para atrair a atenção dos ouvintes.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT