Um canteiro de obra pode ser um lugar perigoso para os trabalhadores e para as pessoas no entorno. Assim, é importante tratar sobre a segurança nesses locais, e a SIPAT é o momento perfeito para isso. Leia até o final e veja como abordar esse assunto na empresa.
Quais os principais riscos em um canteiro de obra?
Os principais riscos em um canteiro de obra incluem as quedas de altura, como de andaimes e vigas, e os choques elétricos. Além disso, podemos citar também:
- ferimentos por quedas de objetos, como ferramentas;
- soterramentos;
- exposição a algum agente nocivo, como gás ou fogo, por exemplo.
De fato, uma obra pode ser um ambiente hostil, o que demanda muita atenção por parte dos trabalhadores e supervisores. Aliás, os órgãos que cuidam da segurança desses locais costumam cobrar medidas rígidas de prevenção, sob pena de multas.
Qual é a NR do canteiro de obras?
A NR (Norma Regulamentadora) 18 estabelece as medidas que se deve tomar para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores da construção civil.
Ela abrange desde o projeto da obra até sua execução, o que inclui as condições de trabalho e medidas de prevenção aos riscos ocupacionais. A NR 24 também é importante nesse sentido, pois trata da higiene e conforto nos locais de trabalho.
O que falar de segurança em canteiro de obra na SIPAT?
Pode-se falar sobre segurança em canteiro de obra na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), temas vitais, como:
- uso de EPI construção civil da forma certa;
- análise de riscos e medidas de prevenção;
- cultura de segurança;
- diálogo sobre segurança (DSS);
- simulações e planos de emergência;
- saúde mental e física, dentre outros.
Todos esses temas são importantes para garantir que todos entendam o quanto é vital estar sempre atento nesses locais. Afinal, um minuto de descuido pode gerar um acidente grave e até mesmo a perda de vidas.
Fazer SIPAT é obrigatório?
Fazer a SIPAT é obrigatório para todas as empresas que possuem mais de 20 colaboradores e que contam com uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), sendo que a NR 5 prevê a realização desse evento.
Além de ser uma obrigação legal, a SIPAT também é vital para empresas e trabalhadores. Isso porque ela ajuda a ensinar sobre os perigos e como preveni-los no ambiente de trabalho, o que evita problemas trabalhistas e afastamentos por motivo de saúde.
Portanto, é bom lembrar que uma semana de ações preventivas pode trazer benefícios para um ano todo de produtividade, segurança e paz na empresa.
Super SIPAT
Por mais que seja um evento complexo, existem maneiras de executá-lo de maneira eficaz. Assim, você precisa buscar a ajuda, a parceria ideal. É aí que surge a Super SIPAT.
Essa é uma empresa que está no mercado há muito tempo e já auxiliou diversos parceiros. Dessa forma, conta com uma equipe de profissionais qualificados para abordar conteúdos sobre segurança e saúde.
Além de palestras tradicionais, a Super SIPAT oferece peças de teatro, dinâmicas e oficinas temáticas. Então, não perca tempo e entre já em contato.