SIPAT em São José do Rio Preto – SP – 5 idéias para sua SIPAT em Rio Preto

Imagem de Super SIPAT

Para realizar a SIPAT em São José do Rio Preto, você precisa se atualizar sobre o tema. Isso porque a cada ano surgem novos modos de abordagem sobre esses assuntos. Bem como, elaborar treinamento de segurança do trabalho para o seu time.

A prevenção aos acidentes de trabalho e a promoção da saúde do trabalhador é um tópico de grande relevância social. Por isso, a realização dos eventos relacionados deve ocorrer de forma periódica.

O que é a SIPAT?

É a sigla para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Seu principal objetivo é educar os colaboradores sobre a importância da prevenção para evitar que esse tipo de situação ocorra. 

Qual a sua periodicidade?

O evento deve se realizar de forma anual, e além disso, deve ter duração de sete dias. É essencial que ele ocorra durante o horário de trabalho dos colaboradores. Assim, ele integra a própria jornada de trabalho de forma obrigatória.

Pessoas em um auditório assistindo a apresentação de um equilibrista com uma esfera de vidro sobre a cabeça
A SIPAT em São José do Rio Preto deve abordar os temas que farão o seu time ser mais produtivo, além de melhorar a saúde e o bem-estar. Imagem de Super SIPAT

Realização da SIPAT em São José do Rio Preto

A organização do evento deve ocorrer conforme a legislação prevê. É ideal que a SIPAT em São José do Rio Preto seja dinâmica e contenha diferentes tipos de atividades, como:

  • Palestras;
  • Seminários;
  • Gincanas.

A lei não define como o evento deve ocorrer em termos de programação. Por isso, as comissões internas da empresa são as responsáveis por essa organização e divulgação. 

Quais temas podem ser tratados na SIPAT?

A abrangência do assunto permite que muitos temas distintos possam ocorrer durante a SIPAT em São José do Rio Preto. É importante, contudo, que todos os assuntos relevantes sejam abordados.

Uma ideia interessante é criar dois eixos principais. Assim, um trata dos assuntos que mais se relacionam ao segmento de atuação da empresa. Enquanto isso, outros abordam assuntos de relevância social.

Quais temas não podem faltar na SIPAT em São José do Rio Preto?

Os principais são aqueles voltados à prevenção dos acidentes de trabalho. Portanto, aprender a evitar que os acidentes ocorram e uso correto de EPIs são exemplos de temas obrigatórios. 

Outros exemplos de temas para palestras de SIPAT em São José do Rio Preto

É importante também que a comissão organizadora de cada empresa aborde durante o evento temas de relevância social. Isso porque a promoção da saúde e bem estar do trabalhador é um dos objetivos da SIPAT.

Saúde e bem estar

Os temas que se relacionam à saúde mental são muito bem vindos. Além disso, é interessante tratar de questões relativas à doenças, como dependência química e DSTs.

Assuntos que promovam bem estar ao trabalhador, então, são válidos também, como alimentação saudável e benefícios das atividades físicas. 

Torne o evento mais participativo

Uma ideia possível para os organizadores é pesquisar na empresa quais temas os colaboradores querem ver na SIPAT. Assim, é uma forma de tornar a construção da SIPAT em São José do Rio Preto mais participativa. 

Super SIPAT

A Super SIPAT é uma empresa referência em palestras para SIPAT sobre temas diversos. Com ampla experiência na realização desses eventos, atende segmentos de todos os negócios. A Super SIPAT pode ajudar na construção desse evento em sua empresa.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT