Curso de oratória vale a pena? 5 Vantagens e 5 desvantagens

curso de oratória

Uma boa comunicação requer a passagem clara da informação para a sua plateia. Por isso, o curso de oratória trará as ferramentas para um bom diálogo. Além disso, o aluno aprenderá a ganhar postura vocal e corporal  em suas apresentações.

Mas você leitor deve estar se perguntando: Esse curso serve para qual público? E a resposta é, para todos. Ou seja, qualquer profissional que queira fazer uso da boa intercomunicação. Também relembramos que a base da oratória é a exposição de suas ideias.

O importante aqui é aplicar as técnicas a fim de passar a mensagem. Então não importa se você é uma pessoa tímida ou extrovertida. Uma vez que, a intenção é a passagem clara de conversação com o seu interlocutor. Assim sendo, listamos as vantagens e desvantagens de se fazer esse curso.

As 5 vantagens do curso de oratória

Para início de conversa, o curso de oratória é um ótimo aprendizado diário. Porque as técnicas aprendidas vão desde o controle do medo à compreensão corporal. Igualmente o aluno conhecerá também a melhor forma de conectar-se com seu público. 

Credibilidade

Ao se iniciar uma comunicação, dá para notar se o orador possui ou não autoconfiança. Logo, a postura de como o interlocutor irá passar a mensagem, refletirá nos ouvintes.

Melhor eloquência

Ser eloquente é a capacidade de desenvolver a mensagem com precisão. Dessa forma, o ritmo do assunto será passado sem bloqueio. Aliás, a dicção do palestrante ficará mais clara e precisa.

Conduz à liderança

Os maiores líderes possuem o domínio da comunicação. Assim, o curso de oratória trará a confiança para que você transmita um discurso seguro. Inclusive, o tom de voz utilizado pode persuadir e motivar o seu ouvinte.

Expande o seu networking

Uma boa comunicação fará com que conquiste novos contatos profissionais. Dado que, ele potencializa o seu leque de informações e a troca de experiências.

Melhoria do raciocínio

A arte da comunicação   bem como, a clareza e objetividade serão melhor reformulados para a compreensão do conteúdo

As 5 desvantagens de um curso de oratória

Mesmo sabendo da importância da fala no cotidiano, há aspectos que precisam ser analisados. Enfim, ao estudar sobre a arte da comunicação, o aluno precisa entender suas funcionalidades. Isso é, dominar suas táticas para solucionar barreiras na linguagem.

Nesse caso, o curso de oratória precisa ser bem empregado. Visto que não ocasione conflitos no diálogo. Eventualmente pode ocorrer de alguns alunos não se encontrarem nessa formação. Então, vamos analisar as desvantagens para algumas pessoas:

  • Falta de treino dos discursos: Acarreta um profissional sem desenvoltura na linguagem verbal;
  • Afastamento da postura e linguagem corporal: Quando você se comunica, todo o corpo fala. De certo, o orador terá uma imagem pessoal manchada;
  • Perda de ritmo: O padrão de linguagem necessita estar dentro de um padãro. Assim, a fala não pode estar muito avançada ou lenta para o público;
  • Não entender o próprio discurso: O ideal é estudar bem o assunto abordado. Logo, os detalhes da informação devem estar na ponta da língua. 
  • Uso inapropriado de roupas: A primeira impressão é a que fica. Portanto, a escolha correta dará a confiança desejada.

Saiba qual a importância do curso de oratória para sua vida

Sabemos que toda formação deve-se ao fato de querermos melhorar alguma de nossas habilidades. Certamente, o curso de oratória não serve apenas para gestores de grandes empresas ou palestrantes. A saber, esse conhecimento é útil para a vida em geral.
Ao observarmos que sempre interagimos, é crucial que nossa mensagem seja repassada de forma correta. Isso porque, quanto menos ruídos da comunicação conseguirmos cortar, mais ágil será nossa conversação.  Por consequência, seus interlocutores estarão mais abertos a dialogar com você.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT