A palestra assédio sexual é uma pauta muito importante hoje em dia. Afinal, há muitos casos não denunciados, pois as vítimas não conhecem seus direitos e têm medo. Assim, saiba mais sobre a relevância desse assunto para a SIPAT da sua empresa.
Qual é a importância de uma palestra assédio sexual?
Falar sobre assédio sexual é um tabu que as pessoas têm que quebrar para um melhor ambiente de trabalho. Portanto, homens e mulheres não devem ter medo de denunciar agressões.
É possível combater essas ações e construir uma consciência limpa, a fim de:
- Gerar mais empatia;
- Quebrar dogmas para trazer mais justiça;
- Combater o machismo.
Juliana de Faria, a palestrante
“Chega de Fiu Fiu!” é o nome de uma palestra assédio sexual da palestrante Juliana de Faria. Ela fala como as pessoas veem essa situação como algo normal. Sobretudo, como elas não entendem as consequências de seus silêncios.
Assédio sexual só existe contra a mulher?
Um tema muito rico em palestra assédio sexual é a questão do gênero. Isto é, especula-se a existência de um grupo específico de pessoas que sofrem com isso, no entanto:
- Não importa o gênero;
- Passar dos limites já é assédio;
- Esses atos são violentos e passíveis de pena criminal.
Lei Maria da Penha
Somente por meio de lutas e busca por direitos é que se faz justiça. Desse modo, a Lei Maria da Penha não é diferente desses cenários. Afinal, foi apenas porque houve uma resistência a violência é que ela foi criada.
De que trata uma palestra assédio sexual no trabalho?
Sabe-se que o assédio sexual no local de trabalho não é algo novo. Pensando nisso, o tema é abordado em palestras de assédio sexual com muita força. Especialmente, porque são as pessoas que mais precisam do emprego que sofrem com esse crime:
- Existem diferentes categorias de acordo com a situação;
- A legislação trabalhista protege a vítima;
- Medidas só podem ser tomadas a partir da denúncia.
Principal assunto das palestras
A justiça só considera assédio como crime quando alguém faz uma denúncia. Por isso, é importante que as vítimas se imponham e procurem ajuda. Dessa forma, irão punir os culpados e outras pessoas não sofrerão com esse ato.
Conheça nossa palestra de SIPAT Virtual sobre Assédio moral, sexual e virtual!
Como se pode combater o assédio sexual?
É preciso criar consciência do que é e ensinar aos outros que é possível acabar com a violência. As palestras são meios de compartilhar essa ideia de empatia e de segurança.
Dito isso, entre em contato com a Super SIPAT por meio deste link, a fim de contratar os seus palestrantes para abordar esse assunto em sua empresa. Dessa maneira, tenha um ambiente de trabalho mais seguro e livre de assédio.