A SIPAT em Porto Alegre deve acontecer todos os anos, seja qual for o segmento de sua empresa. Então, se não sabe do que se trata a atividade ou como fazer, continue a leitura. Além disso, veja dicas de opções gratuitas para o seu evento.
SIPAT em Porto Alegre: o que é?
O primeiro passo para organizar um evento de qualidade é saber o que é SIPAT. Assim, é a sigla de Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Do qual, aborda assuntos de segurança e bem-estar nas empresas.
A SIPAT RS foi criada em 1953, devido ao decreto-lei 34.715. Aliás, ela era obrigatória e deveria acontecer sempre na última semana de novembro. Dessa forma, as equipes sempre teriam atividades de conscientização e formação.
Como funciona
Em geral, a atividade é realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA. Assim, a empresa deve eleger uma equipe que seja responsável por essa ação.
É necessário que na SIPAT em Porto Alegre aconteçam atividades que promovam a reflexão sobre segurança, bem-estar, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Portanto, com a informação a ideia é reduzir esses casos no ambiente.
O que pode ser a SIPAT em Porto Alegre?
Normalmente associam a SIPAT apenas as palestras, mas também pode acontecer:
- Gincanas;
- Teatros;
- Dinâmicas;
- Sorteios de brindes;
- Treinamentos.
De modo geral, essas atividades devem abordar os temas mais importantes para a empresa em questão. Além disso, é comum que aconteçam palestras gratuitas RS. Então, a equipe não paga nada pelas atividades.
Benefícios da SIPAT
Mais do que uma obrigação, a SIPAT em Porto Alegre traz muitos benefícios para as equipes. Por exemplo:
- Reduz o número de acidentes no ambiente de trabalho;
- Diminui os índices de afastamento médico;
- A equipe fica mais produtiva e feliz;
- O clima é mais agradável;
- Há mais integração entre o time.
Sendo assim, ao conhecer os benefícios é impossível não querer realizar uma atividade dessa em sua empresa. Portanto, veja a seguir dicas de como fazê-la.
5 opções gratuitas de SIPAT em Porto Alegre
Você pode tomar algumas atitudes para que a SIPAT Rio Grande do Sul seja gratuita. Assim, desperta ainda mais o interesse de sua equipe em participar. Então, veja 5 opções que não trazem gastos para a ação.
- Escolha um palestrante de sua empresa que possa falar sobre um tema relevante. Mas, lembre-se que deve ser algo que prenda a atenção;
- Convide o Corpo de Bombeiros ou o departamento da polícia. Afinal, eles não cobram pelas atividades e tem grande conhecimento sobre segurança;
- Apresente TEDs interessantes para suas equipes. Isso porque, os conteúdos são disponibilizados gratuitamente na internet;
- Faça parcerias com outras empresas para que um profissional possa palestrar;
- Organize atividades na SIPAT em Porto Alegre que envolva apenas sua equipe.
Com essas opções simples a empresa não terá gastos. Portanto, torna ainda mais interessante realizar a SIPAT para seus funcionários.
Faça uma SIPAT gratuita
Ao acabar com os custos das palestras para SIPAT em Porto Alegre você não pode deixá-la de fazer. Então, já comece a organizar sua ação e conscientize seu time sobre temas importantes.