Eventos para SIPAT: fuja do tradicional

eventos para SIPAT

Todos os eventos para SIPAT devem ser interessantes ao público. Logo, o responsável pela organização tem uma série de tarefas a serem cumpridas para atingir o objetivo.

Para que aconteça um evento empresarial é necessário muita organização e comprometimento. Assim, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é responsável pela atividade.

Os palestrantes devem ser claros e promover reflexões. Dessa forma, o evento fica mais descontraído e chamativo para os colaboradores.

9 passos para organizar os eventos para SIPAT

Há alguns passos que são essenciais para garantir o sucesso do seu evento. Portanto, veja quais são e aplique as dicas na sua atividade.

Escolha o tema do evento  

Como tem muitos assuntos a serem trabalhados é interessante delimitar o tema. Assim, os eventos para SIPAT, fala de uma forma geral sobre segurança.

O assunto escolhido deverá ser de interesse comum a todos. Logo, a CIPA e o técnico de segurança devem ver qual a necessidade da sua empresa.

Essa semana direciona a equipe para prevenção de acidentes. Dessa forma, se algum problema acontecer as pessoas sabem como agir.

Faça uma lista para eventos para SIPAT

A lista é uma ferramenta muito utilizada. Assim, ela traz os passos que devem ser seguidos. Em conclusão, esse recurso organiza o tempo.

O maior benefício é a redução de erros na atividade. Inclusive, essa estratégia deve ser utilizada do início até o fim do evento. Ou seja, no pós também é importante. 

Defina data, hora e local  

A definição do dia e da hora do evento é a parte mais difícil. Ainda mais, que os líderes precisam estar alinhados. Nesse meio tempo, os funcionários ficarão longe dos seus postos de trabalho.

Os colaboradores durante os eventos para SIPAT se ausentam dos seus setores. Logo, podem acumular trabalho e paralisar produção. Acima de tudo, a SIPAT é essencial para a organização.

Alguns patrões podem até pensar que é um custo desnecessário e sem efeito. Contudo, é uma semana de informação sobre a prevenção de acidentes, qualidade de vida e saúde.

Escolha os palestrantes   

Os palestrantes para os eventos para SIPAT podem ser internos ou externos. Assim, há vários fatores na escolha:

  • Orçamento;
  • Disponibilidade;
  • Avaliação dos participantes;
  •  Histórico de apresentações;
  •  Reputação.

Material de apoio para Eventos para SIPAT

Material de apoio são todas as ferramentas utilizadas para a realização do evento. Logo, do computador do palestrante até os documentos. Enfim, deve estar tudo planejado para não haver erro.

Os equipamentos utilizados devem ser testados e aprovados. Inclusive, os testes precisam ser feitos antes do começo da atividade.

Eventos para SIPAT

A equipe precisa ser unida. Bem como, os eventos para SIPAT contam com a participação da equipe. Em outras palavras, um grupo com um único objetivo. 

Durante o ano a CIPA não trabalha somente com essa atividade, também fazem treinamentos e outros eventos. Portanto, o cuidado com o ambiente é diário.

Ideias criativas   

O mundo está sempre mudando, com isso os palestrantes precisam estar atualizados. Então, trazer os assuntos mais modernos de forma leve e bem humorada é o diferencial. Em geral, algumas ideias para sua atividade são:

  • Apresentações;
  • Gincanas;
  • Jogos;
  • Atividade física;
  • Prêmios;
  • Brindes. 

Organização de eventos para SIPAT

Sem o planejamento nada acontece bem. Assim também, a organização é um necessário. Afinal, uma sem a outra não funciona. 

Qualquer reunião pequena precisa de um planejamento. Nesse sentido, os eventos para SIPAT contam uma organização maior devido a sua importância. Portanto, quanto mais cedo iniciar o planejamento, melhor será o resultado.

Realize pesquisa de satisfação  

A avaliação é essencial. Aliás, por meio dela conhecemos os pontos positivos e negativos. Então, a pesquisa de pós-evento, mostra o que pode melhorar.

A CIPA deve esperar resultados bons ou ruins, já que o público que vai avaliar. Enquanto, o resultado da SIPAT não está pronto é horar de começar a planejar a próxima. 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT