NR 12 – Guia completo e atualizado 2022

NR 12

Quem trabalha com máquinas e equipamentos sabe que tem que seguir as regras da NR 12. Entretanto, ela sofreu algumas orientações e é muito importante ficar por dentro dessas mudanças. Confira a seguir um guia NR 12 completo sobre o que mudou na norma.

Guia completo da NR 12

A nova versão da norma trouxe algumas mudanças significativas para as empresas que trabalham com máquinas. Por isso, é ideal conhecer todas as mudanças e aplicar cada uma delas de forma segura, o mais rápido possível. 

Em geral, a mudança mais recente da NR 12 reduz muito as orientações antigas e simplifica a vida das empresas que fazem uso dela. Ou seja, a nova versão é menor e mais simples. Isso ajuda muito o setor da construção, que trabalha com muitas máquinas e equipamentos.

O que muda na prática

Segundo estudo da Secretária de Política Econômica do Ministério da Economia, essa revisão tem um potencial muito grande de reduzir custos agregados para a indústria. 

De modo geral, os setores que tinham maiores problemas, foram os que mais receberam mudanças, por exemplo:

  • Máquinas para pães e confeitaria;
  • Equipamentos para açougue e mercearia;
  • Máquinas e implementos para uso agrícola e florestal;
  • Equipamentos de guindar para elevação de pessoas e para trabalhos em altura.

As novidades não param por aí. Existem outros pontos que sofreram alterações no documento norma 12, como:

  • Estado da técnica, que diz respeito às futuras tecnologias, que ainda não se encontram no documento;
  • Máquinas dispensadas da norma 12;
  • Máquinas e equipamentos importados.

Qual o objetivo principal da mudança na NR 12

O objetivo principal da atualização mais recente da NR 12 foi simplificar a norma. Assim, tornar mais claro para as empresas o que elas precisam fazer para segui-la. Além disso, o texto antigo, criado em 2010, não estava alinhado aos padrões internacionais.

Em resumo, observa-se inovações quanto à:

  • Clareza das orientações: o texto foi revisado para ficar mais simples e fácil de entender, e eliminar as margens para interpretação, que causam confusão;
  • Quantidade de orientações: além de revisar, a norma agora também retirou vários trechos que não eram mais necessários.

Sem dúvida, a atualização da NR 12 é uma boa notícia para o setor da construção civil. Afinal, a NR reduziu o número de exigências e as tornou mais fáceis de seguir. Além de ter tirado do documento os textos não necessários.

Adeque-se à NR 12 o quanto antes

Como ficou claro, a nova versão da NR 12 está muito melhor e agora segue princípios nítidos de segurança que são mais fáceis de entender e aplicar. Mas, ainda assim, é essencial que você leia a norma completa e entenda as mudanças de forma profunda.

A maneira mais simples de se adequar à norma 12 é continuar seguindo os padrões de segurança mais elevados para todas as máquinas e equipamentos que usa. Assim, a empresa vai entender a norma em detalhes e aplicá-la de modo prático todos os dias.

Não deixe de pesquisar sobre o guia NR 12 completo e estude muito o documento. Dessa forma, você irá garantir que a sua empresa esteja protegida pela lei, e os trabalhadores, em segurança.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT