Com assédio moral no trabalho exemplos, pode-se ver que há muitas formas de sofrer esse tipo de crime. Dessa forma, é essencial saber quando é preciso procurar seus direitos para denunciar. Já que, essa é a melhor solução para começar a reduzir esses casos.
Assédio moral no trabalho exemplos, quais são?
Em assédio moral no trabalho exemplos, os mais comuns são impor metas e fazer cobranças abusivas. Mas, ainda há muitos tipos que alguém pode sofrer em uma empresa, como:
- grosserias;
- xingamentos e humilhações;
- controle do uso do banheiro;
- excluir e ignorar um colaborador;
- não passar informações e ferramentas necessárias para o trabalho;
- ameaçar punir ou demitir;
- acusar de erros que não existem;
- atribuir apelidos que são pejorativos ou causam constrangimentos;
- horas e jornadas de trabalho excessivas;
- forçar um empregado a pedir demissão.
São situações comuns dentro de empresas e que muitos colaboradores não sabem que esses são exemplos assédio moral. Assim, também não entendem que a lei pode defendê-los dessas situações nas empresas.
A prática pode resultar em até dois anos de pena, além de ser necessário pagar uma multa. Então, qualquer um que passa por algo do tipo, deve denunciar o quanto antes.
Como reconhecer o assédio na firma?
Para que esteja ciente do assédio moral, é preciso entender que há requisitos. Ou seja, antes que possa ser visto como um crime, deve-se se atender aos pontos:
- alguém comete uma prática ofensiva;
- ela se repete com cada vez mais frequência;
- a pessoa deve ter a intenção de prejudicar alguém.
As intenções de quem comete esse tipo de crime são sempre as mesmas. Isto é, a sua prática será para humilhar, diminuir e constranger alguém dentro de uma empresa.
Principais consequências
Um dos maiores efeitos que esse tipo de assédio pode causar, é a pessoa pedir demissão. Mas, há muitas chances de trazer danos para a saúde mental dos trabalhadores. Por exemplo, pode causar estresse e a desmotivação.
Em casos mais sérios, pode levar até a morte de alguém, por sintomas de depressão e ansiedade. Por isso, deve-se sempre buscar ajuda e os superiores precisam criar um ambiente de trabalho saudável.
Como lidar com o assédio moral no trabalho exemplos?
Uma das melhores maneiras de lidar com o assédio moral no trabalho exemplos, é com a denúncia. Por isso, deve-se guardar provas, como prints, áudios e vídeos que mostram a situação. Mas, as próprias empresas podem levar palestras SIPAT que falam sobre:
- tipos de assédio moral;
- como evitar;
- o que fazer;
- quais as consequências.
Com a Super SIPAT, é possível garantir palestras que abordam sobre o assunto de modo dinâmico. Assim, é a melhor forma de mostrar à sua equipe, ainda mais aos gestores, como evitar algo que possa humilhar e constranger alguém.