A agressão doméstica é um tema muito importante de se falar nas empresas, pois assim as pessoas podem reconhecer que passam por esse problema. Dessa forma, a empresa pode também prestar apoio e ajudar a colocar fim a um ciclo de violência.
Como reconhecer uma agressão doméstica?
A violência ou agressão doméstica acontece quando ocorre uma ação que leva à morte, lesão, sofrimento físico ou psicológico devido ao gênero. Ou seja, não existe apenas um único tipo de violência, podem ser vários, como:
- física: agressões que geram problema para a saúde do corpo;
- sexual: quando ocorrem relações sexuais contra a vontade da pessoa;
- psicológica: o agressor usa palavras para que a vítima age como ele quer;
- moral: mentiras espalhadas contra a pessoa;
- patrimonial: danos a objetos ou quando não é possível pegar o próprio dinheiro.
Muitas pessoas podem estar sofrendo algum tipo de agressão e não reconhecer que é uma vítima. Além disso, vale destacar que as agressões no ambiente familiar podem acontecer contra homens e mulheres, sendo mais comum com o gênero feminino.
Lei Maria da Penha que protege as mulheres
No Brasil, para proteção das mulheres existe a lei Maria da Penha, criada há alguns anos, que pune o agressor com firmeza. Ou seja, quando acontece violência contra a mulher pode ser pelo seu gênero, assim o homem com mais força se aproveita disso.
Ainda não há uma lei que puna com mais rigor mulheres que cometem violência contra homens. Porém, é importante a vítima denunciar e procurar proteção com instituições que possam cuidar delas, por exemplo, ligar para a polícia.
O que falar em uma palestra durante a SIPAT sobre agressão doméstica?
Muitos colaboradores em uma empresa podem estar sofrendo agressão doméstica, assim o tema é muito importante e pode ser discutido na SIPAT. Desse modo, o palestrante pode trabalhar os seguintes pontos durante a apresentação:
- o que a violência;
- fazer a pessoa se vê como uma vítima;
- como denunciar;
- onde a pessoa pode buscar ajuda;
- quais os canais para denunciar;
- como se proteger.
Esses pontos são essenciais em uma palestra sobre violência doméstica, principalmente sobre onde a vítima pode buscar ajuda. Além disso, conscientizar os trabalhadores da importância em acolher a vítima no ambiente de trabalho, para evitar qualquer estresse excessivo.
Conte com a Super SIPAT
Para falar de um tema tão importante e difícil de falar, as empresas podem contar com palestrantes da Super SIPAT. Desse modo, contar com pessoas experientes que sabem passar informações e ensinar o trabalhador sobre o que fazer.