Palestras sobre doenças infecciosas na SIPAT 2024

Palestras sobre doenças infecciosas na SIPAT 2024

As palestras sobre doenças infecciosas na SIPAT são uma chance valiosa para as empresas. Isto é, tanto para educar a equipe sobre práticas saudáveis, quanto para garantir a prevenção e cuidados. Desse modo, contribui para o bem-estar de todos.

O que são as doenças infecciosas?


As doenças infecciosas são aquelas causadas por germes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Ou seja, são organismos muito pequenos que podem se espalhar de uma pessoa para outra. Por isso, entender como prevenir essas doenças é vital. 

Em especial, no trabalho, é crucial que haja ações que visem a prevenção. Dessa forma, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) é um momento único nas empresas.

Isso porque, esse é o momento  onde os times se reúnem para aprender sobre segurança e saúde. Além disso, uma parte crucial dessa semana são as palestras. Pois, elas tratam diversos temas. Inclusive, as doenças causadas por infecções. 

Como são as palestras sobre doenças infecciosas?


Nas palestras sobre doenças infecciosas em uma SIPAT virtual ou presencial, os palestrantes explicam como essas doenças se espalham. Também, como podemos nos proteger. Desse modo, eles destacam a importância da higiene pessoal, como:

  • lavar as mãos regularmente;
  • manter os ambientes limpos;
  • cuidados com a roupa. 
  • uso correto de EPIs

Essas ações simples ajudam a evitar os germes no local de trabalho. Assim, outro ponto tratado nas palestras é a vacinação. Isso porque, as vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenir várias doenças.

Palestras sobre doenças infecciosas na SIPAT 2024
O conteúdo leve ajuda a fixar as orientações da palestra.

Os palestrantes explicam quais vacinas devem ser tomadas em cada situação. Em especial, falam sobre como elas não apenas protegem a pessoa, mas também ajudam a criar um coletivo mais saudável.

Além disso, as palestras destacam sinais e sintomas comuns dessas doenças. Isso porque, reconhecer esses sinais cedo pode levar a um tratamento mais eficaz. Além disso, pode ajudar a evitar levar a doença para outros colegas de trabalho.

Proteção individual


Falar sobre o uso correto de equipamento de proteção individual (EPI) também é muito útil. Pois, em alguns casos a exposição a agentes infecciosos pode ser maior. Dessa maneira, é preciso haver o uso correto de EPIs, como:

  • luvas; 
  • máscaras; 
  • aventais;
  • toucas.

Em outras palavras, o uso de EPIs é bom tanto para a proteção individual quanto para a coletiva. Por fim, elas incentivam a comunicação aberta sobre questões de saúde.

A Super SIPAT é especialista em fazer shows e palestras, didáticas, leves e repletas de conteúdo para sua empresa. Portanto, entre em contato e saiba mais.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT