Quando há assédio verbal, pode-se receber punição quando se entende mais sobre o tema. Dessa forma, o objetivo por trás dessas atitudes é diminuir alguém, ainda mais dentro das empresas. Por isso, há leis que defendem as vítimas dessas humilhações.
O que é o assédio verbal?
O assédio verbal pode ser visto como uma forma de assédio moral, onde pode ocorrer ofensas orais ou por escrita agressiva. Assim, podem acontecer com uma certa frequência e até mesmo por um longo tempo.
Trata-se de um tipo de assédio que afeta a vítima, tanto de forma emocional quanto psicológica. Por isso, ocorrem ofensas, com a intenção de causar mal a alguém.
Exemplos desse tipo de assédio
Esse é um comportamento visto como ofensivo e abusivo, mas que acontece em diversos locais. Assim, um dos casos mais comuns, é o assédio verbal no trabalho e pode ocorrer de várias formas diferentes:
- piadas que não são apropriadas;
- gritos;
- xingamentos;
- insultos;
- ameaças;
- críticas agressivas;
- ridicularização.
Um de seus aspectos é que essa abordagem causa sensações como desconforto, humilhação e intimidação. Além disso, em alguns casos, as pessoas se sentem perseguidas por alguém.
O próprio bullying é um exemplo dentro de uma empresa. Ainda mais quando envolve temas como crenças, gostos e aspectos físicos. Aliás, esses ataques são capazes de causar danos, como depressão e baixa autoestima.
Escrita agressiva
Nem sempre esse tipo de assédio será feito de um modo oral. Ou seja, não é preciso verbalizar as ofensas para se enquadrar nessa categoria. Então, elas podem vir de outras formas e ter o mesmo efeito:
- e-mail;
- mensagens de WhatsApp ou outras redes sociais.
Quando o trabalho de alguém recebe críticas que acompanham ofensas demais ao seu trabalho, deve-se ter atenção. De um modo presencial, ocorrem gritos e xingamentos com a intenção de rebaixar alguém.
Como lidar com o assédio verbal?
A melhor forma de lidar com o assédio verbal é com a denúncia. Assim, dentro da Consolidação das Leis de Trabalho, o artigo 483, garante o direito de rescisão e indenização. Portanto, é uma lei capaz de proteger os seus funcionários nestes casos.
Existe também o artigo 225 da Constituição Federal, onde garante que todos tenham um ambiente de trabalho saudável. Dessa forma, as atitudes que um funcionário pode ter ao passar por um assédio são:
- ação para quebra de contrato;
- demissão sem justa causa;
- recebe indenização.
Com a ajuda da Super SIPAT, os membros de uma equipe podem aprender sobre o tema com palestras. Além disso, a empresa leva teatros até as firmas e aborda vários assuntos diferentes com sucesso.