O assédio verbal no trabalho é um dos grandes problemas do clima organizacional que as empresas enfrentam e buscam combater. Por isso, este artigo esclarece o conceito do tema, bem como dicas para você lidar com a situação ao presenciar ou como um alvo.
O que é assédio verbal no trabalho?
Assédio verbal no trabalho é uma ofensa que ocorre com frequência dentro das dependências de uma empresa de um funcionário para outro. Em síntese, os atos são feitos de forma intencional com o intuito de trazer algum tipo de prejuízo para pessoa alvo, como:
- danos emocionais;
- traumas psicológicos.
Na situação, a vítima é posta em situação de puro constrangimento, inconveniência e na maioria das vezes com ameaças físicas e ofensas. Isso faz com que elas se sintam oprimidas pelo agressor, o que configura crime.
Esse também é um tipo de assédio moral, visto que ao acontecer com frequência, a pessoa que sofre as injúrias pode fazer denuncias. Por isso, é vital que todos possam estar atentos ao presenciar tais ações para que possam tomar todas as medidas cabíveis e rígidas.
Exemplos assédio verbal
Há diversos exemplos de assédio verbal que podem ocorrer no ambiente de trabalho, ao passo que o mais comum são os famosos bullying, além das:
- ameaças;
- comentários com tom de deboche ou maldosos;
- humilhações;
- críticas com teor agressivo;
- insultos e ofensas;
- piadas de conotação depreciativa;
- xingamentos.
Entre muitos outros que também podem entrar na categoria, ao passo que na maioria dos casos só a vítima consegue perceber as ações ruins. Por isso, é de suma importância que as empresas façam palestras sobre assédio no trabalho para evitar que isso ocorra.
Quais as consequências do assédio verbal?
A vítima pode ficar com sequelas psicológicas graves e um grande abalo emocional. Nesse sentido, irá afetar o seu desempenho no trabalho, o que trará consequências para a empresa, principalmente ao não conduzir a situação como deveria.
Como lidar com assédio verbal no trabalho?
Para lidar com o assédio verbal no trabalho, uma das lições mais importantes é tratar o tema dentro da empresa para trazer conscientização. De modo que, isso pode ajudar a reduzir o número de casos no dia-a-dia, e poderão identificar os pontos fora da curva.
Há 5 dicas que este artigo traz para que você saiba como lidar com a situação quando ela aparecer, como vítima ou testemunha são elas:
- questione o agressor;
- colete os relatos das testemunhas;
- mantenha a calma;
- não revide para não perder a razão;
- procure o RH e faça a denúncia.
Com essas sugestões de atitude, você terá como fazer uma queixa junto a liderança da empresa para dar o seu relato. Além disso, a firma também pode tomar atitudes para evitar que isso ocorra.
Um canal para denúncias
Criar um canal de denúncia na empresa também é outra medida de vital importância. Uma vez que tanto as vítimas se sentirão confortáveis em fazer uma queixa, quanto as testemunhas poderão dar o seu relato sobre o caso.
Coletar feedbacks dos funcionários
Saber o que é assédio verbal é crucial para que os funcionários saibam o que é e identifiquem quando presenciarem uma ação. Assim, a empresa pode coletar feedbacks sobre o que eles viram, tudo isso de forma coletiva para que todos falem.
A ideia é fazer com que isso seja um ato de construção para que os colaboradores tenham abertura para falar sobre o tema. Por fim, fazer uma super SIPAT é o evento ideal para tratar do assunto.