Quando o assédio no trabalho é real, ele pode implicar na saúde da vítima, além de interferir de forma direta nas suas atividades na empresa. Por isso, é viável cortar tais atitudes através de palestras para SIPAT, a fim de informar toda a equipe sobre o tema.
O que é assédio no trabalho?
Assédio no trabalho é uma forma de intimidar ou gerar pressão psicológica entre os membros de uma empresa. Desse modo, quando não há uma medida eficaz, é uma situação capaz de gerar sérios problemas mentais e emocionais na vítima.
Influência desse fator para o ambiente
Esse tipo de conduta pode criar um ambiente hostil, levar ao baixo moral da vítima e resultar em altas taxas de rotação e mudança de quadro. Ademais, caso os donos permitam que o assédio continue, também podem responder de forma legal.
Quais os tipos de assédio no trabalho?
Há muitos tipos de assédio no trabalho que podem se apresentar de diversas formas e contextos. Contudo, existem quatro categorias que são mais frequentes, por exemplo:
- discriminatório;
- bullying;
- sexual;
- assédio de terceiros.
Eles podem ocorrer de forma individual e mais de um ao mesmo tempo, assim, para que você consiga identificá-los, explore os pontos logo abaixo.
Discriminatório
Assédio no trabalho de modo discriminatório é baseado nas intenções do assediador que pode ser o racial, de gênero, religioso, deficiência, orientação sexual e idade. Desse modo, ele é ilegal e pode assumir várias formas, incluindo calúnias e insultos.
Bullying
Bullying é um problema comum em muitos locais de trabalho e é derivado de fatores como a humilhação, comentários impróprios, crítica constante, isolamento, gritar ou xingar.
Sexual
O do tipo sexual acomete homens, mulheres e ocorre através de fotos intímas, pornografia, mensagens de texto explícitas, piadas, comentários, perguntas sexuais e gestos impróprios.
Assédio de terceiros
O assédio de terceiros ocorre quando um cliente, contratado ou outra pessoa de fora da empresa, assedia um funcionário. Além disso, em muitos casos, as vítimas dessa classe estão em cargos de nível inferior e sem experiência, o que as tornam mais frágeis.
Como se prevenir do assédio no trabalho?
Saber como se prevenir do assédio no trabalho é ideal para que as vítimas tomem medidas imediatas para intervir nessa conduta. Dessa maneira, o primeiro passo é dizer ao assediador que sua atitude não é bem-vinda.
O membro terá que registrar queixa interna junto ao departamento de RH. Mas, se não forem tomadas medidas após receber uma denúncia de assédio moral, de descrição ou sexual, o funcionário poderá gerar um BO junto à polícia.
Também é essencial fazer palestra assédio moral no trabalho, a fim de conscientizar toda a equipe sobre essa questão. Então, chame a Super SIPAT para liderar o seu evento com sucesso.