A percepção de risco é um tema que merece e deve ser falado durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Dessa forma, saiba como abordar o assunto e veja dicas para manter a segurança no local de trabalho.
O que é percepção de risco?
Tal termo diz respeito ao trabalhador conseguir identificar os riscos presentes em seu local de trabalho. Dessa forma, ele se desenvolve por meio da conscientização da equipe, dicas e palestras sobre os possíveis riscos que possam ocorrer.
Por isso, promover um comportamento seguro, por meio de capacitação psicológica é tão importante. Portanto, este se mostra um tema bastante pertinente para se tratar na SIPAT.
Como promover a percepção de risco?
Existem muitas maneiras de desenvolver a percepção de risco, por exemplo:
- Conversas nos locais de trabalho;
- Observação de comportamentos;
- Treinos em salas;
- Palestras.
8 dicas da psicologia do comportamento seguro
Ter uma postura segura na empresa é quando o funcionário adota ações e medidas para proteger a sua integridade e a dos demais colegas. Então, ele deve estar ciente dos riscos que sua profissão oferece.
Portanto, veja oito dicas para tornar este comportamento possível:
- Trabalhar com atenção;
- Usar os equipamentos de forma correta;
- Respeitar as regras;
- Ajudar os parceiros;
- Não se expor a riscos sem precisão;
- Saber ver os riscos;
- Pedir ajuda quando precisar;
- Conversar sobre os riscos.
Importância da percepção de riscos
A percepção de riscos é um tema que deve ser tratado sempre nas empresas, pois, assim, se consegue evitar acidentes no local de trabalho. Além disso, vale dizer, que muitas vezes, a ação humana é a causa de tais imprevistos, e não somente a falha das máquinas.
Neste sentido, criar meios para difundir as ações de prevenção a riscos é o ideal a se fazer. Então, cabe aos gestores ditar medidas que vão de encontro a isso. Ou seja, falar sobre o assunto é a melhor forma de se conhecer os riscos.
Escolha a Super SIPAT para a ação em sua empresa
Uma boa forma de falar sobre os riscos e criar ações que os previnam é debater sobre o tema na SIPAT. No entanto, para isso, é preciso dispor da forma correta de abordar o assunto, além de usar métodos que cativem os funcionários.
Uma boa escolha, então, é optar por uma empresa para fazer isso por você, como a Super SIPAT. Ela está há anos no mercado e sabe como ninguém fazer um evento de qualidade e que traga bons frutos. Não perca mais tempo e contrate agora mesmo a equipe.