Falar sobre prevenção ao suicídio dentro da sua SIPAT pode ser difícil, pois é um tema sensível e merece muita atenção. Com isso em mente, vamos comentar algumas formas para abordar esse tema da melhor maneira, além de mostrar a importância desse assunto.
Por que falar sobre prevenção ao suicídio em sua SIPAT?
A prevenção ao suicídio é um tema que vale a pena ser falado, podendo ajudar tanto em reconhecer sinais seus quanto de outras pessoas. Além disso, também é possível melhorar a qualidade de vida dentro e fora do trabalho ao se preocupar com a nossa saúde mental.
Possíveis sinais de alerta
O próprio Governo mostrou em seu site alguns sinais comuns para pessoas com possíveis tendências suicidas, para sabermos quando ficar mais alerta com alguém, como:
- preocupação intensa em falecer;
- começar a ter comportamentos ruins e grosseiros;
- piorar comportamentos agressivos e rudes;
- perder toda a esperança em coisas que antes acreditava;
- falar sobre querer se machucar;
- mencionar que pensa em se matar.
Porém, é bom lembrar que tanto esses sinais quanto outros devem ter pelo menos 2 semanas para serem válidos. O site também mostrou como e onde se pode buscar ajuda de forma segura para esse tipo de situação.
Como abordar a prevenção ao suicídio em uma SIPAT?

Como a prevenção ao suicídio é um tema sensível, falar sobre ele pode ser complexo, por isso, é bom se preparar. Então vamos mostrar abaixo algumas opções de abordagens desse assunto em um SIPAT.
- antes de tudo, explique sobre o que é o suicídio e porque ele merece nossa atenção;
- explique também o que leva alguém a ter pensamentos suicidas;
- mostre como é possível identificar sintomas, citando alguns exemplos;
- explique como funciona o tratamento para pessoas com pensamentos suicidas;
- mostre que não é algo invasivo, destacando os benefícios;
- você também pode ilustrar algumas situações com peças teatrais;
- fale como procurar ajuda, em especial de forma gratuita;
- por fim, responda às dúvidas das suas equipes.
Além de prevenir o suicídio, você pode colocar outros assuntos no âmbito de saúde mental. Então veja também nosso post sobre saúde mental no trabalho.
Porém, lembre sempre de buscar especialistas na área de saúde mental para ter só informações corretas. Com isso, você garante que sua SIPAT conseguiu ajudar a prevenir o suicídio.
Tenha a ajuda da Super SIPAT
A Super SIPAT conta com equipes preparadas para esse tipo de tema, então não deixe de entrar em contato para receber nossa ajuda.