Inteligência emocional é um tema que precisa ser discutido. Muito além de saber lidar com mudanças, no trabalho é uma habilidade fundamental. Isto é, para saber como agir com as demandas e os estresses. Portanto, é um assunto para ser bastante explorado.
O que é inteligência emocional?
É a noção que a pessoa tem sobre trabalhar os sentimentos. Entretanto, não está se falando sobre esconder o que sente. Mas sim, sobre como agir, ainda mais quando se está sob pressão. Essa competência tem cinco pilares mais importantes, a exemplo de:
- conhecer as próprias emoções;
- controlar os sentimentos e como agir;
- automotivação;
- sentir e entender a emoção dos outros colegas;
- desenvolver e manter boa relação com as demais pessoas

Quais vantagens de falar sobre esse tema no trabalho?
Não falar sobre sentimentos no trabalho, pode levar a conflitos e ansiedade. Com isso, gera um ambiente prejudicial. Palestras e treinamentos dados são bons e ajudam a dar segurança. Assim aumenta a produção. Além disso, como pontos positivos temos, por exemplo:
- redução do estresse;
- local de trabalho mais tranquilo;
- segurança para os funcionários;
- evita atestados e que se afaste por muito tempo;
- diminui as doenças ocupacionais
Quais as principais doenças do trabalho ligadas a esse assunto?
Elas estão mais comuns no dia a dia da empresa. Pois, aumentou muito a carga de funções e prazos curtos para dar conta de tudo. Portanto, as pessoas, sem acolhimento de suas ansiedades e dores, vem adoecendo cada vez mais. Alguns nomes comuns são:
- transtorno de ansiedade;
- síndrome de Burnout;
- transtorno do pânico;
- depressão;
- estresse pós-traumático
O que inteligência emocional tem a ver com segurança do trabalho?
Quando sabe como trabalhar seus sentimentos, o convívio entre os colegas melhoras. Assim, ela melhora a saúde e evita estresse. Ou seja, evita doenças e situações que levem o profissional a situações de risco. Como dormir durante o trabalho e causar um acidente.
Como aumentar essa inteligência no trabalho?
Primeiro é preciso descobrir quais fatores causam mais desconforto. Em seguida, entenda seus sentimentos e trabalhe sua autoconfiança. Além disso, aprenda a escutar seu colega e também fale quando algo incomodar. Por isso vai dar confiança e criar um clima bom.
Como a Super SIPAT pode ajudar a trabalhar as questões emocionais?
Ela possui profissionais capacitados para fazer palestras e dinâmicas que ajudem a abordar o assunto na SIPAT. Ademais, sempre tem peças e aulas atuais com os problemas das empresas. Portanto, permite que o trabalhador se sinta a vontade.