O que é SESMT? Guia 2024 completo

O que é SESMT

Entenda o que é SESMT neste artigo e qual a função desse sistema que busca dar uma maior proteção no trabalho para as empresas. Então, leia este post e fique por dentro do que os seus membros fazem, bem como a importância de cada um deles.

O que é SESMT?

Saber o que é SESMT, nada mais é do que os serviços de especialistas nas áreas de medicina e engenharia de segurança do trabalho. Ao passo que o grande objetivo desses profissionais é trazer mais proteção de toda a equipe no ambiente ocupacional, são eles:

  • auxiliares e técnicos da área de enfermagem;
  • enfermeiros do trabalho;
  • técnicos e engenheiros de segurança no trabalho;
  • médicos do trabalho.

A função desse sistema é garantir a saúde dos colaboradores, bem como evitar riscos de acidentes, prevenir doenças e incentivar o uso dos EPIs. Contudo, também têm como tarefa serem os responsáveis pela relação mais próxima com a CIPA.

Com o SESMT, os integrantes do sistema buscam trazer conscientização sobre a importância de se proteger e tomar os devidos cuidados no trabalho. Assim, as empresas terão membros comprometidos e com mais atenção aos cuidados com a saúde.

O que é SESMT
Saber o que é SESMT, se trata dos serviços de especialistas em saúde e engenharia.

O que é SESMT e o que seus integrantes desempenham?

Depois de saber o que é SESMT, é hora de conhecer as funções de seus integrantes, que variam de acordo com as suas especificações. Todavia, é importante citar que só membros de qualidade fazem parte desse sistema.

Isso dá uma ideia ainda maior do que eles são capazes e a sua importância para o meio corporativo, afinal ter boas qualificações é vital. Contudo, confira nos tópicos a seguir a função de cada integrante do SESMT.

Médicos

Os médicos , em síntese, são responsáveis por fazer todos os atendimentos dos pacientes dentro da empresa, bem como garantir a saúde de cada um deles. 

Enfermeiros e auxiliares

Os enfermeiros e auxiliares fazem parte da equipe médica que tem contato direto e frequente com os pacientes da empresa para dar suporte a eles. Além disso, também são o braço direito dos médicos para ajudar no que for preciso, como dar remédios, entre outros.

Engenheiros

Os engenheiros têm como função, além de suas obrigações do cargo, também de buscar reduzir os riscos de acidentes graves na empresa. Por isso, é vital que o profissional tenha as formações ideais que o tornem capaz de criar soluções que visem a segurança de todos.

Técnico de segurança

O técnico em segurança do trabalho é responsável por analisar as ferramentas de todos os membros da empresa e examinar as áreas de atuação. Ao passo que, as vistorias são vitais para prevenir acidentes, bem como orientar sobre o uso correto dos EPIs e sua importância.

Para finalizar, cada companhia sabe das suas necessidades e o que é melhor para seus colaboradores, todavia, investir na SESMT é crucial para isso. Contudo, fazer uma super SIPAT pode reforçar ainda mais as medidas de segurança no trabalho.

Super SIPAT

Leve esse e outros assuntos para as palestras de sua empresa. Para isso, conte com a Super SIPAT, o melhor nome quando o assunto é evento corporativo.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT