Palestras SIPAT: o que não pode esquecer

palestras SIPAT

As palestras SIPAT são parte muito importante para o bem-estar e saúde no trabalho. Inclusive, as empresas têm sua CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, para o evento.

Mesmo sendo adaptáveis, as atividades possuem um certo padrão ou modelo. Inicialmente, a primeira coisa que vem à cabeça é sobre as palestras e seus temas.

Veja neste artigo o que deve ser feito na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Dessa forma, terá uma atividade com os melhores resultados.

Temas para palestras SIPAT

Para garantir a qualidade da SIPAT existem alguns assuntos importantes a serem trabalhados. Logo, deve-se definir qual tema funciona melhor para sua empresa. Assim, definem-se os temas mais interessantes para sua realidade.

Geralmente, escritórios buscam falar sobre a necessidade do exercício físico e preocupação pelo uso de máquinas. Já as indústrias focam na segurança física e uso de equipamentos de proteção.

Entretanto, há algo em comum entre os diferentes ambientes de trabalho que é a saúde mental. Aliás, esse é um tema que não pode ser esquecido.

Promova interação

Dinâmicas que envolvam a interação entre os trabalhadores e seu espaço, por exemplo, são boas opções. Mas, sempre com o cuidado, ainda mais na pandemia.

Você pode usar os meios virtuais e suas plataformas. Dessa forma, mantém a equipe unida mesmo sem o contato diário. Logo, apostar em recriar os hábitos do grupo é um dos caminhos mais interessantes.

Criar atividades que contam com a participação do público deixa o evento mais animado. Então, em sua palestra é ideal pensar em algo para seu cronograma. Sempre prezando pelo bom humor e leveza.

Exercício físico nas suas palestras SIPAT

Outro ponto importante é o cuidado com o corpo durante o trabalho em casa. Então, incentivar qualquer tipo de exercício é essencial. Aliás, é possível fazer uma de suas palestras SIPAT com esse tema de bem-estar.

Já existem empresas que incentivaram treinos coletivos online aos colaboradores. Então, fazer algo como uma competição entre os departamentos é divertido.

Nesse caminho, a empresa ainda pode contratar uma para ajudá-la em todo o processo e organização. Sendo assim, suas palestras ganham mais profissionalismo na realização.

Sucesso na SIPAT

A chave para o sucesso das palestras SIPAT é juntar o conteúdo importante com o bom humor. Dessa forma, consegue uma participação maior de sua equipe.

Quando incentivar a prática de exercício físico, demonstre quais as doenças que estão sendo evitadas. Assim, com o tempo pode gerar um hábito nos colaboradores.

Como resultado, os trabalhadores melhoram sua saúde e disposição e até mesmo o rendimento. Além de que as chances de afastamentos médicos diminuem.

Apenas dessa maneira atinge-se o objetivo real das palestras SIPAT. Inclusive, não esqueça os temas que acontecem o dia a dia da empresa e dos funcionários.

No momento que estiver organizando a atividade pense sempre em seu time. Dessa forma sabe-se os melhores assuntos e ações a serem feitas. Também aumenta as chances de interação.

Faça com que a informação chegue a todos de uma forma leve e bem-humorada. Assim, terá ótimos resultados.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT