A campanha outubro rosa é pauta de eventos, propagandas e até da SIPAT. Acima de tudo, porque trata do câncer de mama que é muito letal para as mulheres. Portanto, é essencial ter atividades que ajudem a abordar o tema de forma sutil.
Veja 10 ideias de campanha para outubro rosa
Como você já sabe, outubro é o mês em que se fazem campanhas para prevenção do câncer de mama. A princípio, essa ação é mundial e se espalha por vários setores, com atividades como:
- Caixa de dúvidas;
- Dia casual em que os funcionários vestem rosa;
- Atividades físicas como caminhada e passeio de bicicleta;
- Decoração temática no espaço da empresa;
- Brinde personalizado;
- Criação de cartazes;
- Palestras motivacionais;
- Competições internas;
- Homenagens para quem já teve câncer;
- Rifas e bingos.
Cada uma dessas ideias outubro rosa tem como meta ajudar na conscientização sobre a doença. Do mesmo modo, é uma forma prática de gerar reflexão no público ao longo de uma SIPAT.
O que é a Campanha outubro rosa?
Esse tipo de campanha não trata só sobre a prevenção do câncer. Então, ao longo do mês, é possível muita divulgação acerca do diagnóstico precoce da condição. Afinal, esse é o tipo de doença que mais mata mulheres.
Quando começou a ação no Brasil?
Pode-se dizer que teve início no ano de 2008, quando houve destaque para as primeiras propagandas. Dessa maneira, a campanha ganhou muito mais espaço na TV e também nas empresas.
A importância da informação
Outro ponto crucial sobre essa campanha é quanto aos dados sobre a doença. Acima de tudo, a campanha ajuda a entender melhor a situação e perder o medo dela. Como resultado, a pessoa fica mais motivada a combatê-la caso seja necessário.
A Campanha outubro rosa tem quais tipos de benefícios?
Em geral, essa ação gera vários benefícios em relação ao cuidado e bem-estar da mulher. Além disso, ela pode ajudar no engajamento dos funcionários e na prática de virtudes como empatia.
Outra vantagem nesse tipo de medida é quanto ao nível de estresse, que tende a diminuir. Do mesmo modo, a companhia passa a ter uma gestão mais humana pela sensibilidade com o tema.
Pontos a se destacar na campanha
Ao longo das campanhas, é comum tratar de tópicos que fazem a diferença no tratamento. Nesse sentido, muitas das ações destacam pontos como o autoexame e a importância de realizar o acompanhamento médico periódico para a saúde.
Outras ideias que é comum ver em evidência são os exames regulares que se deve fazer. Por fim, a mamografia é outro assunto que entra como foco para informar as pessoas sobre a prevenção. Mas, lembre-se de fazer isso de maneiras divertidas.
Campanha outubro rosa na SIPAT
Várias das tarefas são pautas de eventos como a SIPAT para conscientizar o público. Dessa maneira, conte com a Super SIPAT para realizar algo em alto nível. Afinal, é preciso criar uma experiência que possa provocar reflexões e debates sobre o tema.