A CAT tem um papel primordial na garantia dos direitos dos trabalhadores que sofreram acidentes ou passaram a ter doenças devido ao trabalho. Assim, é dever de toda empresa falar sobre o tema de forma precisa. Então, se é isso que você busca, saiba mais.
O que é CAT?
A CAT é a Comunicação de Acidente de Trabalho. Ou seja, um documento oficial que deve ser enviado pela empresa ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando algum trabalhador sofre um dano físico ou mental.
Qual a importância para o time?
A medida garante o direito dos funcionários que se machucaram ou passaram a ter uma doença devido às atividades executadas na empresa. Assim, na prática, ela toma algumas ações, como:
- notifica as autoridades;
- permite que o INSS avalie a situação do funcionário;
- garante acesso aos benefícios previdenciários;
- protege os direitos do empregado e da empresa.
Por tudo isso, fica claro que ela tem um papel crucial para qualquer negócio. Além disso, é dever do empregador falar sobre o tema de forma clara e precisa, para que todos do time saibam quais medidas tomar caso ocorra um problema.
Qual é a melhor época para falar sobre CAT?
A melhor época para falar sobre a CAT é na Semana de Prevenção a Acidentes do Trabalho. Isso porque, este período é dedicado para abordar temas relacionados à saúde e direitos do time. Ou seja, assuntos que ela aborda de forma específica.
Por ser um assunto complexo, é crucial abordar sobre ele com calma. Então, como o evento dura uma semana, este é mais um ponto que o torna ideal. Afinal, você vai poder falar sobre ele de forma detalhada para não existir dúvidas.
Na prática, abordar o tema durante a SIPAT faz com que os trabalhadores saibam as medidas a tomar e os direitos para caso ocorra uma situação. Mas, é crucial planejar bem para que o evento seja produtivo.
Caso seja do seu interesse promover palestras gratuitas para SIPAT, lembre-se de sempre criar um conteúdo assertivo. Desse modo, todos vão notar que a sua empresa se preocupa em promover a saúde e garantir os direitos de todos os trabalhadores.
Como incluir a Comunicação de Acidente de Trabalho na SIPAT de forma eficiente?
Para incluir a Comunicação de Acidente de Trabalho de forma eficiente, você deve começar definindo o objetivo do evento. Além disso, é crucial não deixar de investir alguns fatores, como:
- palestrantes que dominem o tema;
- criar uma ementa informativa;
- buscar exemplos práticos;
- discutir casos com o time;
- reservar um tempo para perguntas e respostas;
- pedir para que os participantes façam uma avaliação no fim.
Promover um evento não é uma tarefa fácil. Assim, o ideal é avaliar a chance de investir em empresas que possam fazer isso de uma forma única e eficiente, como a Super SIPAT. Então, será possível atingir os melhores resultados de uma forma prática e precisa.