A análise de risco é essencial para identificar possíveis problemas que afetam a saúde da empresa e dos funcionários. Portanto, este é um tema que todos devem dominar para saber como prevenir. Então, vale a pena saber como aplicá-lo de forma eficiente.
O que é análise de risco?
A análise de risco é a avaliação dos pronto críticos que um projeto ou organização pode enfrentar. Desse modo, ele busca identificar pontos que podem atingir de forma negativa o seu negócio.
Ela tem como foco identificar, avaliar, mitigar, monitorar e revisar os pontos críticos. Assim, quando bem aplicada, ela consegue evitar que grandes danos de vários aspectos colidam com o negócio.
É bom saber que o tema aborda o risco em diversos sentidos. Portanto, na prática, ele pode estar relacionado a um valor que será investido ou a saúde física e mental dos trabalhadores.
Quais são as 5 palestras sobre análise de risco para abordar na SIPAT?
Uma boa palestra que aborda análise de risco é a que retrata a avaliação e identificação de problemas. Isso porque, com ela o seu time vai ver alguns traços de forma rápida e precisa para evitar que ocorram danos. Mas, ainda há outras tão boas, como:
- prevenção de acidentes com máquinas;
- saúde mental do trabalhador;
- ergonomia e postura correta;
- a importância da segurança em espaços confinados.
Qualquer um das listadas, vai conseguir abordar o tema de forma eficiente. Desse modo, o seu time vai dominar o assunto e com isso, diminuir os riscos aparecidos durante o cotidiano.
Por que falar sobre o tema na SIPAT?
Falar sobre o tema na semana da SIPAT, faz com que você possa abordar métodos para que o seu time identifique pontos críticos. Então, ao inserir o tópico eles vão ter autonomia para gerenciar o tema.
Para que este processo funcione, durante a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, mostre que todos estão em um ambiente seguro. Desse modo, a equipe vai se sentir confortável para sugerir ações que promovam a segurança.
No decorrer do ano crie campanhas mais simples que falem sobre o tema. Inclusive, é uma boa ideia gravar a SIPAT online. Desse modo, todos vão poder rever o evento para deixar o assunto fresco na memória.
Como inserir o tema na semana da SIPAT?
Para inserir o tema na semana de prevenção, você pode criar palestras, dinâmicas, apresentações teatrais, shows e mais. Além disso, é interessante tomar algumas medidas, por exemplo:
- realizar um estudo de caso antes do evento;
- aplicar exercícios práticos;
- fazer simulados de emergência;
- mostrar como usar cada item de segurança;
- dar continuidade ao projeto.
Caso você tenha dúvidas, vale a pena conhecer a Super SIPAT. Isso porque, ela é uma empresa com muitos anos de atuação de mercado, que se tornou referência no Brasil inteiro. Desse modo, ela vai saber aplicar as melhores técnicas para atingir bons resultados.