A proatividade no trabalho é uma soft skill muito valorizada que pode ser praticada todos os dias. Afinal, é um perfil desejado por gestores e considerado um ponto-chave para promoções e premiações. Além disso, é uma atitude que abre portas e expande carreiras.
O que é proatividade no trabalho?
A proatividade no trabalho tem como referência a iniciativa, é a capacidade de antever e solucionar problemas ou conflitos. Dessa forma, é ser ativo sem precisar de estímulos externos, a fim de mostrar empenho com a empresa e as equipes, por exemplo:
- não esperar os insumos acabarem para avisar ao gestor;
- dar sugestões para melhorar processos;
- cumprir tarefas já conhecidas antes que seja pedido.
O colaborador proativo imprime sua marca na empresa, deixando claro a motivação de ajudar os colegas e líderes. No entanto, por receio, muitos indivíduos temem ir além do pedido e se atém ao básico, uma ação que deve ser combatida.
Como mostrar proatividade no trabalho?
A proatividade no trabalho nem sempre é óbvia. Assim, muitos querem exercê-la, mas não sabem como. Dessa forma, para tornar esse processo mais natural e criar um novo senso de ocupação nas empresas, confira 10 dicas para ser mais proativo.
1 – Antever problemas
Desenvolver visão e pensar de forma estratégica ajuda a desenhar situações futuras para se antecipar. Logo, é um modo de tomar decisões sábias e evitar conflitos.
2 – Olhar atento às chances também é ter proatividade no trabalho
Saber a melhor hora de falar, agir e sugerir são traços essenciais para o mercado. Assim, é possível garimpar oportunidades de crescer e ajudar a empresa.
3 – Participar de reuniões
Estar presente em todos os debates e reuniões é uma forma de estar sempre atualizado, a fim de poder dar ideias que trarão impactos positivos para a equipe.
4 – Ajudar colegas é ter proatividade no trabalho
Ser proativo não é só ter como foco chamar a atenção de gestores, é desenvolver uma mente coletiva na qual ao ajudar a equipe, todos lucram.

5 – Apaziguar conflitos
Um ambiente de trabalho com harmonia é dever de todos. No entanto, o indivíduo que se destaca pela iniciativa vai além, ou seja, busca formas de integração saudáveis e criativas para estimular o diálogo.
6 – Buscar autonomia é uma forma de proatividade no trabalho
Antecipar-se à chefia e procurar novas formas de ser mais produtivo e eficiente são soft skills de grande valor para o mercado. Afinal, traz mais criatividade para a equipe.
7 – Encontrar novos desafios
Não basta ser ótimo no que já é solicitado, é desejável que o funcionário tenha interesse em saber mais e aprender a executar novas funções para a própria carreira. Isso pode ser estimulado com uma palestra de criatividade.
8 – Ser flexível
Estar aberto às mudanças e a conhecimentos novos mostra vontade de cooperar, bem como crescer. Por isso, adaptar-se com rapidez é uma qualidade muito visada.
9 – Resiliência é um traço de proatividade no trabalho
Superar obstáculos todos os dias, além de manter o foco em cumprir metas sem se abalar é um traço de muito valor para as empresas. No entanto, precisa ser exercitado.
10 – Dar bons exemplos
O funcionário proativo se torna uma referência. Dessa forma, ele não pode chegar atrasado, acumular tarefas ou ter más atitudes.
Como estimular a proatividade no trabalho?
Treinos para fomentar a proatividade no trabalho são a especialidade da Super SIPAT, uma empresa com experiência em soluções sob medida. Assim, contratá-la é contar com o apoio de uma equipe que tem foco em resultados.