Palestras sobre Transtorno Opositor Desafiador 2024

Palestras sobre Transtorno Opositor Desafiador 2024

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é uma condição que impacta as relações sociais, por isso, é vital entender as suas nuances para oferecer um suporte eficaz. As palestras são ótimas formas de abordar este assunto na sua empresa.

O que é o Transtorno Opositor Desafiador?

O Transtorno Opositor Desafiador é uma condição que se mostra por meio de padrões persistentes de um comportamento desafiador, desobediente e hostil em relação a figuras de autoridade. 

Essas atitudes vão além das reações típicas de desafios vistas na infância e, portanto, podem interferir nas relações com a família, escola e outros meios sociais.

Quais tópicos abordar em palestras sobre Transtorno Opositor Desafiador?

Os tópicos a se abordar em palestras sobre Transtorno Opositor Desafiador são as suas características, bem como, as causas e os fatores de risco. Do mesmo modo, os sintomas e o diagnóstico, além do impacto no dia a dia também devem ser levados em conta.

Palestras sobre Transtorno Opositor Desafiador 2024
O TOD é um ótimo tema para palestra na SIPAT.

Características do TOD

As características principais do TOD envolvem uma resistência ativa a comandos ou regras, além de muitos confrontos verbais com figuras de autoridade, irritabilidade que não passa e, em alguns casos, atitudes com base na vingança.

É crucial entender que, embora isso seja mais comum durante a infância, esta condição não é exclusiva deste estágio, pois pode evoluir para desafios mais complexos na vida adulta.

Causas e fatores de risco

As causas podem incluir uma junção de fatores genéticos, neurológicos, ambientais e até mesmo psicossociais. Questões genéticas podem ter um papel vital, uma vez que tendem a ocorrer com maior frequência em famílias com histórico de problemas comportamentais.

Fatores ambientais, como, por exemplo, se expor a situações de estresse ou disfunções na família, também podem contribuir para o TOD.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas do TOD incluem uma ampla gama de atitudes desafiadoras, como a recusa persistente em seguir instruções. Além disso, há também: 

O diagnóstico do TOD é feito, na maioria das vezes, por médicos de saúde mental com base em testes clínicos e observações ativas.

Impacto no dia a dia

Na escola, a pessoa com TOD pode não conseguir seguir as regras da sala de aula, fazer tarefas com os colegas e firmar relações positivas com os professores. 

Em casa, por outro lado, os desafios podem gerar tensões na família, o que prejudica a sua dinâmica e o bem-estar geral do lar. No meio social, é difícil manter amizades devido a atitudes desafiadoras, o que pode levar ao isolamento e à exclusão.

A Super SIPAT oferece palestras sobre TOD, mas também faz teatro, dinâmicas e outros tipos de ações para o seu evento na empresa.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT