O estresse ocupacional é um tema que está em pauta atualmente, em razão do alto número de casos. Assim, conhecido como a Síndrome de Burnout, ou até mesmo como esgotamento profissional.
O que é estresse ocupacional?
O estresse ocupacional é uma doença crônica que é caracterizada pelo desgaste físico e psicológico relacionado ao trabalho. Essa enfermidade pode evoluir para a Síndrome de Burnout que está muito em alta no momento.
Essa doença tem relação com as alterações do estado físico e psicológico, e com a rotina e o estresse do dia-a-dia que se começa a ter o esgotamento emocional. Há uma redução da energia e da motivação do ser.
Há dois tipos de estresse, o agudo e o crônico, neste caso se trata do segundo. Porém, tem estudos que indicam que possuem três tipos de fases que ele atinge:
- fase de alerta, quando começa o contato com o agente;
- fase da resistência, o corpo adapta ou elimina o problema;
- fase da exaustão que os sintomas começam a surgir.
O controle é ideal para não atingir a última fase e os problemas comecem a oferecer riscos a saúde e chegue em um ponto em que necessite de um tratamento intenso.
As causas do estresse laboral
Há as causas que geram esse desgaste emocional, assim, tem os fatores que geram os sintomas que podem desenvolver a síndrome, assim cabe citar:
- grande pressão no ambiente de trabalho;
- longas jornadas de trabalhos;
- falta de pagamentos e/ou atrasos;
- não acesso a objetos necessários para exercer a função;
- quando não há perspectiva de crescimento;
- líderes são abusivos e/ou autoritários.
De uma forma geral, as funções que lidam de forma direta com o público são as que tem mais reclamações de quem exerce. Pois lidam com diversas personalidade e com pessoas diferentes, o que gera um desgaste grande.
O que falar sobre estresse ocupacional?
Existem alguns pontos importantes que devem se ressaltar sobre o estresse ocupacional, como o que é o tema, por exemplo. Além disso, tem que ter uma palestra sobre estresse no trabalho para ressaltar a importância dos cuidados.
É possível falar sobre as causas que geram, os riscos que tem do não tratamento, as formas de se cuidar para evitar a doença e as formas de tratamentos. Assim, há muitos assuntos que podem estar presentes nas palestras SIPAT, ou até mesmo em outras.
Por que falar sobre essa doença crônica?
Falar sobre a saúde mental durante a SIPAT é importante, pois se trata de uma doença que ocorre no local de trabalho. Assim, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho visa esse cuidado.
Assim, a Super SIPAT é referência no mercado de palestras para essa semana, dispõe de várias intervenções e formas de passar o conteúdo de forma divertida. Além de ter uma grande estrutura que facilita para a empresa.