Uma fábrica de alimentos é parte da indústria alimentícia e produzem os produtos para o consumo das pessoas. Assim como em qualquer outra, essas empresas requer um cuidado para garantir a segurança do local.
O que é SIPAT e a sua importância na fábrica de alimentos?
A fábrica de alimentos tem que ter a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), pois é o evento que visa garantir a segurança no local de trabalho. Assim, tem uma importância em todas as empresas e é um ato obrigatório.
A SIPAT tem que acontecer em todos os anos nas empresas brasileiras, e em cada empresa tem ações específicas conforme o ramo. Assim, nas fábricas alimentícias não é diferente, e a organização do evento deve basear nos riscos que esta possui.
Como se trata de um evento que visa a segurança do local é importante ter na indústria de alimentos, pois dentro dela há muitos riscos. Além disso, os servidores podem se prevenir e evitar que acidentes ocorram.
A partir desse evento que visa evitar e prevenir acidentes e com a prática dos servidores e o ensino que as palestras dá a eles, com isso conseguem diminuir o número de casos. Pois já estão preparados para em caso de ocorrências.
Normas regulamentadoras aplicáveis à segurança alimentar
Há normas regulatórias que são do ramo da segurança alimentar, tem aquelas mais gerais e outras que regem sobre a área de alimentos. Dessa forma, cabe citar:
- NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI);
- NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
- NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho;
- NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.
A ANVISA tem que cuidar da parte de fiscalizar e comercializar os produtos. Além do Codex Alimentarius que traz as normas e diretrizes quando se trata de alimentos do exterior.
Quais são os principais riscos da fábrica de alimentos?
Os riscos na fábrica de alimentos podem prejudicar a saúde das pessoas, como o contato com altas temperaturas, nos casos de forno. Além disso, tem outros tipos como, por exemplo:
- a contaminação biológica;
- psicossociais;
- ambientais;
- químicos na produção;
- físicos;
- mecânicos;
Os riscos prejudicam a segurança do local e coloca em jogo a saúde e o bem-estar dos funcionários. Neste sentido, é preciso tomar as medidas cabíveis para se ter um local seguro.
Benefícios da SIPAT na indústria alimentícia
A SIPAT traz as vantagens para a indústria alimentícia, pois ela contribui para a saúde, a segurança e o bem-estar de cada um. Assim, é possível citar os benefícios dela:
- reduz os casos de riscos;
- torna legal a empresa para estar conforme as normas regulatórias;
- promove a cultura de segurança;
- fortalece a relação da empresa com o empregado;
- os servidores são mais proativos;
- traz as prevenções certas conforme o ramo da indústria;
- incentiva o cuidado com a saúde ocupacional.
As vantagens fazem parte de uma empresa que tem a segurança e a intenção de cuidar do seu funcionário. Com isso, então, ela ganha com as pessoas mais proativas e com menos riscos ocupacionais que reduz as faltas e os atestados.
E a Super SIPAT é a empresa ideal para organizar o evento na sua empresa. Eles possuem uma boa estrutura e competentes profissionais, tal qual vários métodos de aplicar as palestras.