NR 12 – Guia completo 2022

NR 12

A maioria das pessoas não sabem o que significa a NR 12 e nem para que ela serve. No entanto, essa norma é essencial quando se fala em segurança do trabalho. Dessa forma, confira esse guia completo com todas as informações sobre ela.

Um pouco mais sobre a NR 12

Ela é uma norma elaborada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego. Além disso, ela surgiu em 1978 e seu foco é proteger os funcionários de uma companhia. Como esse regulamento foi criado há muitos anos, ele já passou por várias mudanças.

Mesmo assim, sua meta continua a mesma. No entanto, as alterações foram necessárias já que o mercado mudou muito e os trabalhadores precisam sempre de proteção. Portanto, nos próximos tópicos você vai entender como ela cumpre essa promessa.

Os reais objetivos dessa norma

Não tem como falar para que serve NR 12 sem citar os seus objetivos. De forma geral, a norma estabelece padrões de funcionamento para as máquinas. Assim, isso faz com que os profissionais que controlam essas ferramentas fiquem mais seguros.

Esse regulamento é um documento bem grande, mas ele traz regras super claras com relação às empresas. Então, confira logo abaixo algumas das normas mais importantes.

  • Boas condições de trabalho para o profissional que use qualquer tipo de máquina;
  • Equipamentos que funcionem de maneira segura;
  • Proteção e garantia da integridade e saúde dos funcionários.

Um alternativa que cuida de todos os envolvidos

Os acidentes de trabalho podem ser muito graves e prejudicar o trabalhador. Além disso, a companhia sofre as consequências. Dessa forma, essas regras são importantes para proteger ambas as partes.

NR 12  e a segurança dos funcionários

Em um cenário em que a pergunta o que é NR 12 só pudesse ser respondida com uma frase ela seria, proteção dos trabalhadores. Assim, acompanhe a seguir as principais causas de acidentes em empresas e indústrias.

  • Choques elétricos e quedas;
  • Falta de treinamento completo para profissionais novatos;
  • Ausência de manutenção em máquinas e equipamentos;
  • Ferramentas com algum defeito;
  • Uso indevido dos Equipamentos de Proteção Individual, EPIs.

Ao contrário do que muitos acreditam, essas tragédias acontecem com muita frequência. Por isso a importância de seguir à risca essa norma. Além disso, empresas que não fazem esse processo podem ser multadas e forçadas a pagar valores muito altos.

Medidas de segurança

A norma cita inúmeras estratégias que as instituições seguem. Dessa forma, uma das primeiras é referente às medidas de proteção coletiva. No entanto, existem também ações focadas no setor administrativo.

É aí que entram os treinamentos e manutenção de máquinas e ferramentas. Por fim, tem-se as medidas de cuidado individual que vão muito além do uso de EPIs, veja só.

  • Noção de como funcionam os processos da empresa;
  • Comunicação eficaz entre os funcionários;
  • Manuseio correto dos equipamentos, sem jamais remover os dispositivos de segurança.

NR 12: uma forma de proteger os membros do seu time

Perceba como a NR 12 é capaz de garantir de fato a segurança dos profissionais. Então, é muito importante investir nas regras que esse documento cita. Por fim, não deixe de cuidar das pessoas que fazem seu negócio crescer.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT