A NR 32 é uma das normas regulamentadoras mais importantes que existem. Com ela, você confere dicas para prevenir acidentes de trabalho e garantir a segurança dos funcionários. Então, veja neste artigo um breve resumo da atualização mais recente para 2024.
Para que serve a NR 32?
Essa norma tem o objetivo de prevenir acidentes dos trabalhadores da área de saúde. Dessa forma, todas as pessoas envolvidas com serviços nesse setor estão sob sua definição. Com isso, sua aplicação é devida para os seguintes campos de atuação.
- Clínicas;
- Laboratório de análises;
- Odontologia;
- Hospitais.
Esses são os nichos que contam com a regulação da NR 32 resumo. No entanto, não tem efeito para quem tem ofício em saúde animal. Por fim, a norma busca tornar o ambiente de trabalho mais seguro para quem presta serviço na área.
A atualização da NR 32
Com a NR 32 atualizada em 2019, aumentou as diretrizes de segurança do trabalhador. Dessa forma, as instituições de saúde devem cumprir as normas e evitar danos aos funcionários.
Qual a importância dessa norma em uma SIPAT?
O fator principal é evitar acidentes, visto que eles lidam com produtos químicos e tóxicos que trazem riscos à saúde. Por isso, realizar uma SIPAT na área de saúde é tão importante. Afinal, busca conscientizar o trabalhador para cumprir as normas, como:
- Usar os EPI’s com frequência e da forma correta;
- Informar sobre a exposição à agentes biológicos;
- Riscos ambientais.
Essas são as diretrizes básicas, entre outras, para quem atua nesse setor seguir. Dessa forma, traz mais segurança para fazer o seu trabalho e não correr perigos. Com isso, apresentar a NR 32 o que é e o que diz para todos com mais detalhes.
Quanto aos riscos físicos?
Ficar exposto a altas temperaturas, vibrações e ruídos podem causar prejuízos a longo prazo. Por isso, essa é mais uma das precauções que não podem faltar em uma SIPAT. Assim, garante a segurança do trabalhador na área onde ele atua.
Regras gerais para seguir a NR 32 em 2024
Definir protocolos padrão para executar os serviços da empresa é um bom começo. Além disso, usar os EPI’s da forma certa e estar com a vacinação em dia é necessário. Por fim, sempre fazer tarefas que eduquem a equipe e ajude cada um a fazer a sua parte.
A empresa ou instituição deve fazer com que seus funcionários tenham a norma em mente. Mas, também forneça os melhores itens de segurança para eles. Contudo, uma boa estrutura de trabalho também ajuda a evitar acidentes.
O resultado dessa regras
Isso pode fazer com que os acidentes ocorram com menor ou nenhuma frequência. Além disso, evitar que o colaborador fique exposto a agentes químicos e biológicos. Por isso, a NR 32 é tão importante estar presente no dia a dia profissional.
Contrate a Super SIPAT para seu evento
Para abordar as mudanças dessa norma e falar sobre a importância do uso correto de EPI’s, contrate a Super SIPAT. Afinal, a empresa é líder no segmento de cursos, teatros e palestras sobre esses temas.