O que é SIPAT? Veja 5 curiosidades sobre o termo

O que é Sipat

Não é todo mundo que sabe o que é SIPAT. A sigla significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Assim, é uma atividade muito importante no mundo.

A semana tem como objetivo falar sobre segurança dos funcionários. Aliás, a preocupação não é somente com o física, mas com doenças ocupacionais. Ou seja, tudo que pode causas prejuízos.

Essas doenças não são tão faladas, mas é essencial conhecê-las. Por exemplo, lesão por esforço repetitivo . Sendo assim, entenda mais sobre o assunto no artigo.

Porque ela é importante?

O papel da SIPAT é falar sobre saúde aos funcionários. Então, a partir da conversa sobre segurança no trabalho, empresas e funcionários tem benefícios.

A preocupação com a segurança é essencial. Assim, evitam-se acidentes e ausências por longos períodos. Por isso é importante sempre reforçar o que é SIPAT.

Além disso, por promover a saúde mental, a empresa se torna um ambiente mais aberto. Desta forma, as doenças mentais, como algumas síndromes ou ansiedade, tem seus sintomas diminuídos.

O que é SIPAT: o começo

A SIPAT começou a em 1953, com um documento da CANPAT. Obrigatoriamente as empresas começaram oferecer esse trabalho de conscientização.

Conversar e discutir esses temas faz com que a informação chegue para todos. Assim, ensina seus funcionários a ter um ambiente seguro. Desta forma, evita acidentes e possíveis perdas.

Surgimento

A Sipat começou com a necessidade de melhorar a realidade dos trabalhadores de indústrias. Porque nos anos 70, a indústria cresceu no Brasil. Então, muitos acidentes aconteceram.

Grande parte desses casos foi por falta de conhecimento. Seja dos equipamentos ou de seu uso. Logo, pensaram em ações que trariam um resultado melhor.

Em todo o mundo as pessoas começaram a usar máquinas, o que não era comum. Por isso, a maioria das regras trabalhistas iniciaram nessa época. Desta forma, é possível entender melhor o que é Sipat.

Funcionamento da SIPAT

A atividade é obrigatória nas empresas e cada um adapta-se à sua realidade e necessidade. Dessa forma, cada empresa pode escolher as atividades que considera importantes para a SIPAT.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estuda quais assuntos são mais urgentes. Depois escolhem atividades leves e descontraídas para que aplicar o conteúdo.

O objetivo é fazer com que os assuntos façam parte do dia a dia. Por isso, o trabalho de escolher as atividades precisa de planejamento da CIPA . Também é bom que seja feito por alguém que conhece o negócio.

Em 2020, por conta da pandemia, muitas empresas tiveram que mudar suas rotinas. Assim também com o que é Sipat. Por exemplo, escolhendo fazer o palestras online para SIPAT.

Atividades principais do que é SIPAT

Durante a pandemia as empresas fizeram atividades para o meio digital . Assim, ótimas ideias chamaram a atenção das pessoas.

Atividades envolvendo grupos menores de colaboradores é uma solução. Também apostaram em ações virtuais, como a criação de podcast temático. Então, é possível brincar com a criatividade ao escolher o deve ser feito.

Portanto, as atividades deste ano devem ser feitas. Afinal, o mais importante é que os colaboradores recebam as informações. Faça um bom planejamento e pense em ações que vão dar resultados para o ambiente. Então, convide os colaboradores para participarem delas.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT