Os óculos de proteção são objetos importantes para a rotina dos trabalhadores e são um dos tipos de EPIs. Afinal, o uso deles mantém a saúde e segurança do time e previne acidentes oculares no trabalho.
O que é um óculos de proteção?
É um item que visa proteger e preservar os olhos do trabalhador. Assim, ele é mais indicado para quem já possui algum tipo de problema ocular ou costuma realizar tarefas em que precisa ficar exposto a materiais nocivos.
Qual a importância dos óculos de proteção?
Ele ajuda a prevenir danos físicos, químicos ou biológicos na região ocular. Desse modo, impede que um corpo estranho e nocivo consiga afetar os olhos do trabalhador ao realizar suas funções.
Aproveite a SIPAT
O uso de EPIs deve ser um dos temas obrigatórios para SIPAT. Afinal, é o momento em que a empresa oferece palestras, feiras ou oficinas para sua equipe. Então, não esqueça de destacar a importância do uso dos óculos de proteção.
Os óculos de grau dispensam o de proteção?
Usar óculos de grau não dispensa o de proteção. Mas, há modelos que são adaptáveis. Ou seja, você encaixa um no outro. Dessa forma, não vai se incomodar com o novo objeto.
Tipos de óculos de proteção
Há uma vasta lista de tipos deste item. Portanto, para você escolher o óculos correto, terá que levar em consideração a função que vai exercer. Então, veja cinco modelos de óculos e para que eles servem.
- Cinza: protege contra luz solar;
- Incolor: previne a entrada de objetos;
- Azul: ajuda a relaxar as vistas;
- Sobrepor: encaixa com outro óculos;
- INOUT: adapta a visão.
Os modelos citados são apenas alguns dos existentes. Logo, tem tipos que protegem contra altas ou baixas temperaturas, raios UV ou até produtos químicos. Portanto, antes de escolher o tipo, veja qual a sua maior necessidade.
Onde achar loja de EPI?
As empresas tendem a oferecer óculos de proteção. Contudo, caso queira comprar um extra, existem locais que vendem esse produto. Então, veja cinco deles em que você pode achar o óculos de EPI.
- Lojas especializadas em EPI
- Farmácias comuns na cidade;
- Sites de equipamentos;
- Redes de supermercados;
- Lojas de artigos médicos.
Apesar de existirem vários lugares para compra, lembre-se que esses materiais são para a sua saúde. Dessa forma, antes de comprar consulte um médico e procure saber se a loja que vende o produto é confiável.
Quando o uso vira uma regra?
O uso desses óculos é previsto por lei para funções que exercem risco. Portanto, se o funcionário não usar o EPI no trabalho, a empresa pode sofrer uma sanção. Então, veja situações em que ele é obrigatório:
- Exposição química ou física;
- Quando a pessoa possui problemas de visão.
Toda atividade que ofereça risco para a saúde dos olhos do trabalhador precisa de óculos de proteção. Assim, o funcionário consegue realizar as suas funções com eficácia e sem medo de sofrer um acidente.
Super SIPAT
Para falar sobre segurança do trabalho e uso de EPI em sua empresa aposta na Super SIPAT. Afinal, eles possuem um time de profissionais que dominam o assunto e contam com um portfólio de ações interativas para seu time.