Síndrome de ménière, conheça suas causas e tratamentos

Síndrome de ménière, conheça suas causas e tratamentos

A Síndrome de Ménière é uma condição rara que atinge cerca de 150 mil pessoas no Brasil. Dessa forma, tem como principais sintomas tontura, perda da audição, bem como, pressão nos ouvidos. Portanto, conhecer sobre essa doença é vital para tratá-la de modo eficiente. 

O que é a Síndrome de Ménière? 

A Síndrome de Ménière é uma doença do ouvido interno que afeta o equilíbrio e a audição. Ela se caracteriza pelos seguintes sinais:

  • vertigem; 
  • zumbido nos ouvidos (tinnitus);
  • perda da audição;
  • pressão no ouvido afetado. 

Esses sintomas podem variar em intensidade e duração, além disso, podem acontecer em qualquer momento. Dessa forma, causa um grande impacto no bem-estar dos pacientes, já que pode levar a surdez

Por ser uma condição rara, esse transtorno atinge cerca de 150 mil pessoas no país. Entretanto, mesmo com um bom tratamento, essa síndrome não possui cura. 

Como a Síndrome de Ménière afeta o trabalho? 

A Síndrome de Ménière afeta bastante o dia a dia, devido à incerteza dos sintomas e também pelos episódios de vertigem. A seguir estão algumas maneiras pelas quais a condição pode afetar o trabalhador.

Falta de previsibilidade

Os episódios de vertigem dessa doença podem ocorrer de forma súbita. Portanto, pode levar a ausências inesperadas no trabalho, o que prejudica a capacidade da pessoa de cumprir prazos ou compromissos de carreira.

Redução da produtividade

Durante as crises, os sintomas como tontura intensa, náuseas e a falta de foco, podem dificultar a execução de tarefas do dia a dia. Dessa maneira, pode gerar uma redução da produtividade, assim como na qualidade do trabalho.

Ausência em reuniões e eventos 

As reuniões e eventos de trabalho representam desafios adicionais para o trabalhador com a doença de Ménière, devido à necessidade de foco e interação social. Além disso, as tonturas e outros sintomas podem dificultar a participação ativa nessas atividades.

Síndrome de ménière, conheça suas causas e tratamentos
Uma palestra sobre a doença de Ménière orienta os trabalhadores. 

Impacto na segurança 

Em certas profissões, como aquelas que envolvem operação de máquinas pesado ou trabalho em altura, a perda de equilíbrio dessa síndrome oferece riscos à vida do trabalhador.

Estresse e ansiedade 

A Síndrome de Ménière pode causar estresse e ansiedade pelo medo de ter episódios de vertigem durante o trabalho. Portanto, pode levar a um ambiente menos saudável e afetar o bem-estar do trabalhador.

Necessidade de acomodações especiais 

Alguns trabalhadores com essa doença podem precisar de acomodações especiais no local de trabalho para gerenciar melhor os seus sintomas, por exemplo. 

Isso pode incluir, então, ajustes na programação de trabalho, bem como, na redução da exposição a ambientes com muito barulho. Além de pausas quando necessário.

Como tratar a Síndrome de Ménière? 

A principal forma de tratar a Síndrome de Ménière é com o uso de remédios, bem como, tratamentos invasivos ou não invasivos. Abaixo, veja como tratar de forma correta essa condição:

  • evitar o uso de sal, álcool ou cafeína;
  • consumir bebidas diuréticas; 
  • para aliviar crises muito fortes de vertigem, faça o uso de Lorazepam ou Meclizina;
  • em caso de vômitos, use, por exemplo, o Proclorperazina.

Lembrando que a doença de Ménière não tem cura. Contudo, ao tratar de forma correta junto ao médico, os sintomas diminuirão. 

Leve o tema para a sua SIPAT 

A Síndrome de Ménière é um tema essencial para a SIPAT. Assim, a Super SIPAT é a companhia certa para esse momento. Por fim, contrate hoje mesmo para sua empresa palestras de qualidade e com profissionais capacitados.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT