Palestras sobre surdez na SIPAT 2024

Palestras sobre surdez na SIPAT 2024

Veja como palestrar sobre surdez na SIPAT e inspire seus funcionários. Pois, cada vez mais é preciso falar sobre inclusão e diversidade. Assim, todos podem aprender mais sobre a deficiência auditiva e também conhecer a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Por que palestrar sobre surdez na SIPAT?

Uma palestra sobre surdez na SIPAT é crucial para promover a inclusão da comunidade surda. Além disso, ela é fundamental para garantir mais acesso e autonomia. Por isso, é importante abordar temas como:

  • a Lei brasileira de inclusão;
  • iniciativas para acolher os surdos; 
  • o mercado de trabalho e o capacitismo;
  • ferramentas digitais que facilitam a comunicação. 

Cabe destacar que a perda auditiva pode ser leve, grave ou moderada. Isto é, mesmo aqueles que conseguem ouvir parcialmente estão sujeitos a desafios. Visto que, precisam se esforçar muito mais para conseguir escutar o que é dito pelos colegas. 

Construa um ambiente para acolher pessoas surdas

As barreiras de comunicação entre as pessoas com surdez e não surdas devem ser superadas. Para isso, além das palestras SIPAT é muito útil a construção de um ambiente acolhedor. Portanto, é preciso adotar medidas, entre elas:

  • a tradução em tempo real de Libras; 
  • melhorias na comunicação com sinais por luzes aliados aos sonoros;
  • capacitação de gestores para interpretar a língua de sinais. 
Palestras sobre surdez na SIPAT 2024
A língua de sinais é fundamental para a comunicação com os surdos

Vale esclarecer que a Língua de sinais difere em cada país. Então, em alguns casos, o idioma também é um desafio para essa comunidade. Em outras palavras, ao organizar a sua palestra é importante estar atento às formas de comunicação da população surda. 

Meios de prevenir a surdez no ambiente de trabalho

As palestras sobre surdez devem incluir também temas sobre como evitar a perda auditiva no ambiente de trabalho. Nesse caso, é essencial a adoção de medidas que evitem o adoecimento. Entre elas, pode-se listar:

  • monitorar os níveis de ruídos;
  • reduzir as fontes de sons altos e vibração;
  • diminuir o tempo de exposição ao barulho; 
  • realizar exames com frequência. 

Também é vital orientar sobre a forma correta de usar os equipamentos de proteção individual. Visto que a melhor forma de evitar que a doença ocorra ou se agrave é investir em segurança. Da mesma forma, é vital elaborar programas e palestras de conscientização. 

A Super SIPAT realiza os mais diversos tipos de eventos, como palestra sobre inclusão. Uma vez que tem a experiência de muitos anos no mercado. Diante disso, entre em contato para levar uma palestra leve e repleta de informações para sua empresa.  

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT