A Palestra Compliance é um evento essencial para discutir o código de conduta que rege a empresa, a fim de levar os funcionários a agirem nesse padrão. Por isso, a seguir, conheça os oito tópicos que não podem faltar na apresentação.
O que é Compliance?
É um termo em inglês que vem do verbo “to comply with”, ou seja, significa estar em conformidade com algo. Nos âmbitos empresariais, portanto, quer dizer estar de acordo com regras internas e externas, as quais envolvem códigos de conduta e as leis do país.
Dito isso, esse é um tema que tem ganhado mais força a cada ano no Brasil. Afinal, ter uma reputação ruim prejudica o crescimento da empresa.
8 tópicos que não podem faltar na Palestra Compliance
A SIPAT é o melhor momento para discutir e orientar os funcionários da empresa sobre o assunto de forma profunda, aplicando ao contexto em que se encontram. Dessa forma, 8 os temas que não podem faltar na Palestra Compliance são:
- Ética nas relações humanas;
- Código de conduta da empresa;
- Leis trabalhistas;
- Ética nos negócios;
- Lei de proteção de dados do usuário;
- Canais de denùncia;
- Lei anticorrupção;
- Responsabilidade.
Por que falar de Ética na Palestra Compliance?
Falar sobre os princípios éticos que o grupo concorda é essencial para criar uma unidade de atitudes que se esperam dentro do ambiente de trabalho e em âmbito pessoal, enquanto profissional.
É essencial discutir sobre as três dimensões da Ética nos Negócios, já que essa é a lógica que está sob qualquer ambiente de trabalho. Então, essa também é a chance de falar sobre o código de conduta da empresa e quais os valores que ela deseja manter.
Dimensões da Ética nos Negócios
Na Palestra Compliance, esses três pontos precisam estar presentes:
- Responsabilidade;
- Convicção;
- Virtude.
De modo resumido, esses itens buscam levar alguém a agir com base no bem comum e tendo ciência que toda ação, de fato, terá algum efeito para um grupo de pessoas. Assim, nem todos os meios são válidos para atingir a meta e é preciso ter convicção das escolhas.
A importância de falar de leis na Palestra Compliance
O principal motivo é porque essa é a forma de saber quando uma ação não está de acordo com o que o país define e que ela pode ser ruim para quem está praticando e para a imagem da empresa. As que ganham destaque para a Palestra Compliance são as leis:
- Trabalhistas;
- De proteção de dados;
- Anticorrupção.
Meios de denúncia
É com esse tópico que se deve fazer uma ponte com a responsabilidade, pois cada trabalhador precisa saber o que não está dentro das normas para poder denunciar aos canais indicados sem medo de perder o emprego.
Conheça a Super SIPAT
Essa é uma grande empresa que organiza palestras e eventos de SIPAT de forma dinâmica e educativa. Portanto, a Super SIPAT é a melhor opção para contratar e fazer a sua Palestra Compliance com sucesso.