Saúde mental nas empresas – 7 ações de saúde mental para empresas

Montagem de pessoa com mão estendida segurando cérebro humano sobre suas mãos

As ações de saúde mental para empresas são vitais para um ambiente de trabalho saudável. Assim, elas podem tornar a equipe mais produtiva e fazer com que a empresa cresça, por isso cuidar da saúde mental no trabalho é de extrema importância.

Quais as melhores ações de saúde mental para empresas?

Meditação, benefícios no plano de saúde, feedbacks positivos e eventos são opções de ações de saúde mental para empresas. Outros exemplos de ações que também podem ser feitas para garantir o bem estar do time são:

  • reduzir ou tornar mais flexível a jornada de trabalho;
  • canais de comunicação aberta;
  • incentivo de atividades físicas.

Priorizar a saúde psicológica dos funcionários requer que se coloque em prática algumas dessas ações nas empresas de forma constante. Assim, a equipe torna-se mais produtiva, motivada e feliz.

Meditação

A meditação no local de trabalho ajuda a reduzir o estresse e aumentar o foco e a concentração. Desse modo, meditar alguns minutos por dia ou uma vez por semana já acalma a mente e traz mais foco, ou seja, o funcionário vai produzir mais e melhor.

Plano de saúde

Ter opções como psicoterapia e outros médicos no plano de saúde também é essencial para a saúde psicológica. Dessa maneira, a equipe tem o incentivo para olhar para a própria saúde mental e buscar ajuda quando precisar.

Duas pessoas sentadas frente à frente e cada um sentado em uma poltrona
A ajuda de psicólogos e psiquiatras e eventos corporativos é essencial para destacar a importância da saúde mental mas empresas – Imagem de Freepik

Feedbacks positivos

Promover feedbacks positivos é muito importante para as ações nas empresas. Estes têm o poder de dar um norte para os trabalhadores e dessa forma são essenciais para aumentar a autoconfiança e a motivação.

Eventos

Outra opção é promover eventos voltados para a saúde psicológica e psiquiátrica nas empresas. Assim, podem ser feitas palestras e treinamentos sobre educação emocional corporativa, autocuidado e crescimento pessoal e profissional.

Qual a importância da SIPAT para as ações de saúde mental para empresas?

Nas suas edições, a SIPAT trata de saúde psicológica, assim incentivando as ações de saúde mental para empresas. Lá é possível aprender sobre transtornos mentais, autonomia pessoal e coletiva, cultura da paz, entre outros.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento anual e obrigatório por lei para as empresas e tem o objetivo de conscientizar sobre acidentes de trabalho. Dessa maneira, promovendo eventos voltados para o bem estar do trabalhador.

O tema da saúde mental nas empresas pode fazer parte das campanhas SIPAT porque o trabalho precisa estar bem para exercer suas funções de maneira plena. 

Para organizar o seu evento, conte com a expertise da Super SIPAT que atua há vários anos no ramo e possui palestrantes renomados, para palestras mais produtivas.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT