Uma má saúde mental provoca ansiedade e crises de Burnout. Por isso, no ambiente corporativo, é essencial debater sobre o tema, que pode ser feito através de palestras na SIPAT. Então, confira a definição do termo e 4 dicas para manter ela em dia.
O que é saúde mental?
Saúde mental é o estado de equilíbrio mental, no qual um indivíduo consegue lidar com os problemas, preocupações e fases da vida de forma positiva, bem como com as suas próprias emoções e sentimentos.
Desse modo, é a inteligência emocional que mantém esse equilíbrio, já que, através dela, é possível lidar com problemas como a sobrecarga de tarefas no trabalho e em casa e o acúmulo de estresse.
Quais as dicas da OMS para uma boa saúde mental?
Para manter a saúde mental em dia, a Organização Mundial da Saúde indica uma vida baseada em uma alimentação e sono saudáveis, bem como tempo dedicado ao lazer e às atividades físicas. Então, confira com mais detalhes sobre cada um dos tópicos.
1- Pratique atividades físicas
A atividade física colabora para uma saúde mental equilibrada, pois aumenta a autoestima, diminui o estresse, além de melhorar a capacidade cognitiva. Então, confira alguns exemplos:
- danças;
- exercícios;
- lutas;
- esportes.
2- Qualidade do sono é essencial
É durante o sono que o cérebro faz manutenções do sistema funcional cognitivo. Ou seja, uma má qualidade do sono influencia na memória e na concentração, o que gera problemas no trabalho, por exemplo.
3- Tenha uma alimentação saudável
Uma boa alimentação impacta a saúde mental na ingestão de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Além disso, também ajuda no aumento de energia e na produção de serotonina.
4- Descanso e tempo de lazer são importantes
Tempo de qualidade com a família e amigos, ou até mesmo idas ao cinema e à sorveteria, são momentos que não devem ser menosprezados. Desse modo, o descanso e o lazer são importantes para manter os níveis de estresse baixos.
Como manter uma boa saúde mental no trabalho?
Para manter uma boa saúde mental no trabalho é preciso incluir momentos de lazer e ter hobbies que possam aliviar a tensão do dia a dia, bem como:
- respeitar o horário de expediente e de descanso;
- confiar na sua própria capacidade;
- manter uma boa relação interpessoal;
- conhecer os seus limites para não se sobrecarregar.
O local de trabalho, muitas vezes, é um ambiente de estresse e pressão, mas com organização individual e coletiva, pode se tornar mais agradável para todos.
Por isso, a saúde mental deve ser discutida e debatida no ambiente corporativo, por meio de palestras na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a fim de uma melhor qualidade de trabalho para os colaboradores.
A Super SIPAT tem experiência em organizar e executar eventos internos, com milhares de clientes já atendidos. Assim, é possível economizar tempo e energia ao planejar palestras para falar sobre o tema.