Fazer teste de saúde mental é comum nas avaliações psicológicas, mas o profissional precisa tratá-lo como um mero recurso dentro de uma série de outros mecanismos de diagnóstico de doenças mentais, tais como as consultas e a observação das atitudes.
O que é um teste de saúde mental?
Um teste de saúde mental é um instrumento da psicologia para estimar o estado emocional de uma pessoa. Assim, para obter resultados válidos, os profissionais da área criam os testes em forma de perguntas com respostas controladas.
SRQ-20
A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o teste SRQ-20 para auxiliar no diagnóstico do Transtorno de Ansiedade ou de Humor ou, ainda, de Somatização. Para isso, tem 20 perguntas com respostas “sim” e “não” sobre, por exemplo:
- sono;
- digestão;
- tremores.
Embora seja um teste rápido, é preciso considerar as emoções que o indivíduo teve nos últimos 30 dias. Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), seja durante a campanha Janeiro Branco ou nos demais meses, vale aplicar o SRQ-20.
DASS-21
Este é um teste de ansiedade, depressão e estresse, no qual a pessoa responde a 21 questões sobre o que ela sentiu nos últimos 7 dias, por essa escala de significados:
- zero = não se aplica;
- um = sentiu um pouco;
- dois = foi bastante presente;
- três = sentiu com muita intensidade ou quase sempre.
O DASS-21 também é um bom modelo para aplicar na SIPAT, pois distingue entre as três doenças os sintomas que, de fato, correspondem.
ASRS-18
O teste ASRS-18 aponta se um adulto tem traços do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Quando a pessoa conclui o teste pode ver se tem indicadores de TDAH e caso sim, se o subtipo corresponde a desatenção ou significa hiperatividade ou ambas.
PQA-9 e GAD-7
Outros dois instrumentos muito usados são o PQA-9 e o GDA-7. Enquanto o primeiro rastreia a depressão e tem 9 perguntas, o segundo mostra a ansiedade generalizada e tem 6 perguntas, entretanto, ambos têm uma escala de quatro respostas.
Um teste de saúde mental pode ser aplicado por quem?
Qualquer teste de saúde mental deve ser aplicado por psicólogo, mas estes acima podem ser feitos por conta própria. Isto é, desde que depois a pessoa siga para um profissional, pois para os leigos da área ele serve apenas como um guia.
Caso o resultado mostre algum desequilíbrio, o melhor a fazer é consultar um psicólogo que vai orientar e indicar o tratamento ideal, se for o caso.
Vale a pena aplicar o teste de saúde mental na SIPAT?
Mais do que fazer teste de saúde mental, vale a pena realizar palestras sobre saúde mental em sua empresa. Para isso, então, conte com a Super SIPAT para abordar esse tema de forma leve e educativa.