Palestra 2024 – O que é, para que serve e como montar uma?

Palestra

A Palestra é uma forma de se comunicar que é muito comum hoje em dia. A princípio, ela conta com pessoas de destaque para falar sobre diversos assuntos. Porém, é preciso entender melhor essa ideia antes de tentar montar uma para o seu evento em 2024.

Para começar, o que é?

Em resumo, trata-se de um modo de expressar ideias durante algum tipo de evento. A partir disso, a pessoa que está apresentando pode usar de alguns elementos para provocar interação com o público.

Nesse tipo de abordagem o que vale é ser sempre objetivo para falar sobre um tema. Do mesmo modo, o intuito aqui é não apenas expor um conceito, mas sim levar em conta os propósitos de:

  • Informar;
  • Educar;
  • Incentivar transformações;
  • Estimular reflexões.

Quanto tempo pode durar essa apresentação?

De modo geral, esse tipo de apresentação não costuma ser de longa duração. Assim, o tempo gasto nas palestras pode variar entre 60 e 120 minutos. Por fim, a plateia pode tirar dúvidas ao fim da exposição.

Para que a Palestra serve?

Em primeiro lugar, ela serve para compartilhar ou ensinar algum conteúdo para um certo público. Nesse sentido, há diferenças de cursos ou workshops, que têm a função de treinar ou capacitar as pessoas.

As formas nas quais as palestras podem ser úteis não param por aqui. Entretanto, isso vai depender muito do tema e da abordagem que ela tem. Então, ela pode ser mais dinâmica ou apenas um material de apoio.

Quais são os principais temas para a apresentação?

O que se deve saber, antes de mais nada, é que há muito o que se discutir. Ainda assim, há alguns temas gerais que podem englobar vários outros assuntos. Agora, confira quais são esses tópicos para palestras:

  • Vendas;
  • Motivacionais;
  • Superação;
  • Autoestima;
  • Liderança;
  • Empreendedorismo;
  • Trabalho em Equipe.
Foto: Montar uma palestra nem sempre é tão simples.

Como montar uma Palestra?

De início, defina qual é o objetivo a ser alcançado com essa apresentação. Em seguida, comece a estabelecer qual vai ser o público-alvo dela. Por exemplo, se for em uma SIPAT, já sabe que a plateia terá pessoas ligadas ao trabalho.

Os próximos passos são em relação ao local, à data e horário para a realização. Do mesmo modo, vale avaliar quais são os recursos necessários para a apresentação. Nesse sentido, você pode dar brindes, ou fazer um coffee break para os convidados.

Parcerias

Esse é um detalhe que pode variar conforme o tamanho do evento que está sendo feito. Assim, vale a pena negociar para obter um buffet em troca de divulgação. Por fim, basta formalizar a proposta e mostrá-la aos interessados.

Todos os passos para uma palestra de sucesso

Como já deu para notar, montar palestras não é uma tarefa fácil de se fazer. Ainda assim, em casos como a SIPAT, esse tipo de medida faz total diferença para que o evento seja um sucesso.As chances disso acontecer são ainda mais altas se contar com o apoio de profissionais qualificados. Portanto, a Super SIPAT acaba sendo a melhor opção para fazer apresentações dignas de causar impacto com muito bom humor.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT