Falar sobre a internet das coisas (IoT) em uma palestra da SIPAT pode ser muito útil e eficaz. Pois, a IoT pode impactar de forma positiva a segurança no trabalho. Desse modo, a seguir, veja algumas sugestões que vão tornar seu evento um momento único.
Qual é o principal objetivo da internet das coisas?
O principal objetivo da Internet das Coisas é criar uma rede interconectada de objetos e sistemas. Dessa forma, eles podem coletar, trocar e processar dados de maneira eficiente e autônoma.
A IoT visa tornar os objetos do dia a dia “inteligentes”. Em outras palavras, buscam permitir que eles possam se comunicar entre si por meio de sistemas.
É desse modo, para fornecer serviços mais eficientes, ao ser mais capaz de automatizar e personalizar. Assim, alguns dos principais objetivos da IoT incluem:
- conexão global;
- coleta de dados;
- inovação.
Além disso, pode ser usada para melhorar a segurança em diversos contextos. Isto é, desde monitorar tráfego até sistemas de segurança residencial e industrial.
O que falar sobre a internet das coisas em uma palestra?
Em primeiro lugar, explique de forma simples o que é a internet das coisas. Além disso, fale da conexão que existe entre os dispositivos e a coleta de dados. Também, procure mostrar como ela pode melhorar a segurança. Para isso, revele casos de uso como:
- sensores de monitoramento;
- equipamentos conectados;
- rastreamento de ativos.
Após isso, discuta sobre como ela pode facilitar a prevenção de acidentes no local de trabalho. Sob o mesmo ponto de vista, fale dos sensores de alerta em tempo real. Bem como, das formas de monitorar condições perigosas.
Durante este momento, você pode levar também a ideia sobre o uso dos objetos vestíveis conectados. Assim, considere temas como:
- Relação entre IoT e o 5G;
- Novas tecnologias para sensores;
- IoT e Inteligência Artificial;
- Como a IoT está mudando a economia;
- Uso da fotônica em IoT.
Por fim, mostre os exemplos práticos de empresas que usam soluções de IoT para melhorar a segurança no trabalho. Também, fale com ênfase nos resultados que eles tiveram.
Os desafios e a ética
É preciso falar também dos desafios e das questões éticas. Ou seja, falar sobre privacidade e segurança cibernética ao usar os dados. Também, lembre-se de adaptar o conteúdo segundo o público da SIPAT
Assim, é possível garantir que sua palestra seja fácil e leve para todos os participantes. Por último, guarde um momento para tirar dúvidas e responder perguntas.
A Super SIPAT tem uma larga experiência em como fazer uma SIPAT online Isso porque, possui roteiros leves e dinâmicos sobre vários temas. Entre em contato e saiba mais.