5 palestra sobre internet das coisas em 2024

5 palestra sobre internet das coisas em 2024

Falar sobre a internet das coisas (IoT) em uma palestra da SIPAT pode ser muito útil e eficaz. Pois, a IoT pode impactar de forma positiva a segurança no trabalho. Desse modo, a seguir, veja algumas sugestões que vão tornar seu evento um momento único. 

Qual é o principal objetivo da internet das coisas?


O principal objetivo da Internet das Coisas é criar uma rede interconectada de objetos e sistemas. Dessa forma, eles podem coletar, trocar e processar dados de maneira eficiente e autônoma. 

A IoT visa tornar os objetos do dia a dia “inteligentes”. Em outras palavras, buscam permitir que eles possam se comunicar entre si por meio de sistemas. 

É desse modo, para fornecer serviços mais eficientes, ao ser mais capaz de automatizar e personalizar. Assim, alguns dos principais objetivos da IoT incluem:

  • conexão global;
  • coleta de dados;
  • inovação.

Além disso, pode ser usada para melhorar a segurança em diversos contextos. Isto é,  desde monitorar tráfego até sistemas de segurança residencial e industrial.

5 palestra sobre internet das coisas em 2024
As palestras devem ser sobretudo leves e dinâmicas

O que falar sobre a internet das coisas em uma palestra?


Em primeiro lugar, explique de forma simples o que é a internet das coisas. Além disso, fale da conexão que existe entre os dispositivos e a coleta de dados. Também, procure mostrar como ela pode melhorar a segurança. Para isso, revele casos de uso como:

  • sensores de monitoramento;
  • equipamentos conectados;
  • rastreamento de ativos. 

Após isso, discuta sobre como ela pode facilitar a prevenção de acidentes no local de trabalho. Sob o mesmo ponto de vista, fale dos sensores de alerta em tempo real. Bem como, das formas de monitorar condições perigosas. 

Durante este momento, você pode levar também a ideia sobre o uso dos objetos vestíveis conectados. Assim, considere temas como:

  1. Relação entre IoT e o 5G;
  2. Novas tecnologias para sensores;
  3. IoT e Inteligência Artificial;
  4. Como a IoT está mudando a economia;
  5. Uso da fotônica em IoT.

Por fim, mostre os exemplos práticos de empresas que usam soluções de IoT para melhorar a segurança no trabalho. Também, fale com ênfase nos resultados que eles tiveram. 

Os desafios e a ética


É preciso falar também dos desafios e das questões éticas. Ou seja, falar sobre privacidade e segurança cibernética ao usar os dados. Também, lembre-se de adaptar o conteúdo segundo o público da SIPAT 

Assim, é possível garantir que sua palestra seja fácil e leve para todos os participantes. Por último, guarde um momento para tirar dúvidas e responder perguntas. 

A Super SIPAT tem uma larga experiência em como fazer uma SIPAT online Isso porque, possui roteiros leves e dinâmicos sobre vários temas. Entre em contato e saiba mais.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT