O setembro vermelho é uma campanha que visa conscientizar as pessoas de cuidar do coração. Ou seja, além de informar as doenças que atinge o órgão, ocorrem ações para prevenir elas e ajudar quem precisa.
O que é o setembro vermelho?
O setembro vermelho é um mês de campanha que visa divulgar a importância da prevenção e de cuidar da saúde do coração. Tal qual demonstra as maneiras de evitar doenças e reduzir os que tem risco genético.
O mês de setembro é a escolha devido ao dia do coração que se comemora na data de 29/09. Se deu o início no ano 2000 com a federação mundial do coração e o apoio das Nações Unidas.
Dentro deste mês, então, tem várias ações e inclusive exames para verificar a saúde do coração das pessoas. Pois muitas das vezes elas só procuram ajuda em caso que esteja mais grave, o que pode ser tarde. Essas doenças podem ser:
- o acidente vascular cerebral (AVC);
- o infarto agudo do miocárdio;
- a insuficiência cardíaca;
- e a aterosclerose.
Elas estão ligadas a um mau funcionamento do processo do coração que é um músculo com vasos sanguíneos e que forma o sistema cardiovascular. Na qual a função é bombear um sangue e fazer o oxigênio e os nutrientes chegarem aos tecidos e outros órgãos.
Importância da conscientizar
A grande relevância em conscientizar as pessoas sobre a saúde do coração, pois muitas vezes ficam de lado. Pois na maior parte das vezes são doenças quietas e só detectáveis por meio de exames, ou possui sintomas comuns.
Com a campanha, é possível informar as pessoas sobre a importância de se prevenir, e se for o caso, ter um diagnóstico precoce. Pois, o enfermo cardíaco pode ocasionar até a morte.
Como integrar o setembro vermelho na SIPAT?
O setembro vermelho tem o mesmo objetivo da SIPAT, os quais são prevenir as doenças, a informar e a conscientizar as pessoas. Assim é fácil de integrar as duas, o que pode ocorrer por meio de, por exemplo:
- as palestras e os workshops;
- os jogos e as dinâmicas;
- as simulações;
- ações de campanha como as caminhadas solidárias;
- as oficinas de bem-estar;
- as exposições e as feiras;
- por meio da comunicação e na divulgação.
Dessa forma é possível fazer a inclusão do tema durante o evento SIPAT e, além disso, oferecer ações que garantam o bem-estar dos operadores. Afinal, prezar pela saúde deles também é um ganho para empresa.
Importância da SIPAT
A SIPAT é obrigatória e é importante, já que tem o fim de prevenir, de informar e de conscientizar os operadores de doenças ocupacionais. Além disso, orienta sobre os cuidados com a saúde do coração e da mente.
A empresa cumpri com a norma e cuida do seu bem mais precioso, isto é, os seus funcionários. Pois, por meio de ações consegue orientá-los sobre a importância de se prevenir.
E a Super SIPAT é uma empresa que se preocupa com as pessoas e organiza o evento ideal para o seu negócio. Por meio de uma boa estrutura e de ideias para SIPAT de palestras que se adequam ao seu local.