Assédio Moral e Sexual: O que é, tipos e como se prevenir em 2024

Homem realizando Palestra sobre Assédio Moral e Sexual para colaboradores de empresa em local análogo a grande depósito em local análogo a grande depósito de empresa

Todos os dias, pessoas sofrem com assédio moral e sexual em vários locais, inclusive, no ambiente de trabalho. Logo, fica claro que esse é um assunto que deve ser abordado de forma direta e eficiente. Então, se isso chamou sua atenção, entenda um pouco mais. 

O que é o assédio moral e sexual na empresa? 

Saber o que é assédio moral e o que é assédio sexual é compreender que consiste em constranger alguém para obter vantagens. Infelizmente, devido ao medo do desemprego, esse fato acontece muito no local de trabalho. 

É importante trazer que existem diversos tipos de assédio moral e sexual. Por exemplo, horizontal, vertical, organizacional, descendente e muito mais. Dessa maneira, é importante para o indivíduo entender cada um deles e como preveni-los. 

Como prevenir? 

A melhor forma de evitar o problema é falando sobre ele. Isso porque, quando as pessoas sabem o que são e como lidar, caso venha a acontecer, elas irão procurar os seus direitos. Logo, ao invés de se sentirem injustiçadas, isso dará força para sair da situação.

Quem mais sofre assédio moral e sexual na empresa?

Devido ao machismo enraizado, na maioria das vezes, as mulheres são vítimas de assédio moral e sexual. Entretanto, isso pode ocorrer também com homens. Ou seja, qualquer indivíduo pode ser alvo nesta situação.  

Local de trabalho com pessoas distribuídas em mesa enquanto palestrante fala em meio a essas pessoas durante discussão sobre Assédio Moral e Sexual
Uma boa forma de falar sobre assédio moral e sexual é interagindo com o público.

Qual a melhor época para falar sobre assédio moral e sexual na empresa? 

Falar sobre o problema é a única forma de resolvê-lo. Dessa maneira, é dever da organização tocar no assunto e a melhor época para fazer isso é na semana da SIPAT. Isso porque, nesse período, grande parte das empresas podem aproveitar e tratar o tema.

Vale mencionar que existem diversas formas de instruir sobre o assédio moral e sexual. Logo, você pode fazer isso através de cursos, palestras, telejornais e muito mais. Além disso, é super possível fazer uma SIPAT online e gratuita.

Como escolher um bom tema sobre assédio?

O tema é um dos pontos mais importantes na hora de realizar o evento. Isso porque, ele é o primeiro contato que o time terá com o projeto. Logo, para que ocorra uma boa recepção, é necessário escolher títulos que chamam e prendem a atenção, por exemplo:

  • o que a lei fala sobre assédio moral e sexual;
  • como fugir de uma situação de assédio;
  • nunca deixe de buscar ajudar;
  • você merece respeito.

Na prática, existem diversos pontos importantes que devem ser definidos nesse período. Contudo, para muitos, realizar o evento é algo muito complicado. Então, nesse caso, o ideal é contratar empresas como a Super SIPAT para ajudar.

Quem é a Super SIPAT e como ela pode ajudar?

A Super SIPAT é uma líder quando o assunto é realizar palestras e teatros para eventos. Inclusive, ela tem mais de 1100 realizações até o momento. Logo, fica claro que, de fato, ela entende sobre temas variados e pode te ajudar a criar algo inesquecível para o seu time.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT