Aprenda como ser palestrante. Esse guia completo irá lhe mostrar os passos para você ser um grande palestrante profissional. Além disso, como tudo está ligado à arte da oratória e do saber se expressar.
Como ser palestrante?
Primeiro de tudo você precisa ter algo a dizer, a compartilhar. Assim, a ação de apresentar palestras é uma consequência do seu trabalho. Ao passo que você o desenvolve bem, e sente vontade de dividir saber com as pessoas.
É muito importante você dominar o assunto a ser discorrido. Nesse sentido, estudar antes e se preparar para dar a palestra, saber qual vai ser o seu público e o que ele espera de você. Tenha boa oratória.
Optar por um curso para palestrante também é uma boa opção para quem resolveu dar início nesta profissão.
Dicas para fazer uma boa palestra
Crie um bom roteiro, tenha segurança no que você vai abordar, ensaie para que fique o mais natural possível. Treine a sua voz e aprenda a projetá-la, faça exercícios de respiração e veja os tipos de palestras que vai realizar.
Não foque apenas em você, interaja com a plateia, faça perguntas, conte histórias. Ao mesmo tempo tudo isso torna a apresentação mais dinâmica e leva as pessoas a terem mais interesse. Faz parte de como ser palestrante.
É importante ter um bom material de apoio, preparar um slide legal, que converse com o assunto a ser discorrido. Contudo tome cuidado para não ler só o que você escreveu. Inclua também vídeos, imagens, explore as opções.
Onde um palestrante trabalha?
Em eventos, seminários, conferências. Os lugares são diversos, tudo depende de quem vai contratar e sobre o que irá se falar. Por exemplo o tema pode até mesmo ser sobre como ser palestrante, ou ainda discorrer sobre diversos assuntos como:
- Educação financeira;
- Segurança no trabalho;
- Autoajuda e bem estar.
Um profissional da área pode ir a empresas apresentar palestras sobre segurança, por exemplo, em ações como a SIPAT, desde que ela é prevista por lei para acontecer nas firmas a cada ano.
Como ser palestrante e oferecer seus serviços
Defina seu público alvo e entre em contato com os possíveis contratantes, pode ser pelo e-mail, telefone, LinkedIn, ou também presencialmente. Do mesmo modo, na palestra, foque na qualidade do seu material e seja assertivo.
O que fazer para conseguir as primeiras palestras
No início apresente-se de graça, deixe que conheçam o seu trabalho e o que você faz. Afinal como ser palestrante também inclui estar nas redes sociais, para quererem te contratar precisam antes saber quem você é e o que pode oferecer.
O que é CIPA?
Significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes no local de trabalho, priorizando assim a saúde do funcionário. Ela é composta por representantes dos empregados e empregadores.
Como essa comissão age?
Por meio de ações, uma das mais reconhecidas é a SIPAT sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, ela está prevista na lei NR-5 e a Portaria nº 3.214 de 8 de Junho de 1978, como uma das atribuições da CIPA.
Empresas que tenham 20 colaboradores ou mais, têm a obrigação de fazer esse treinamento todos os anos. Portanto os empregados participam de palestras e atividades, todas voltadas à conscientização sobre segurança no trabalho.
Super SIPAT
É preciso contar com profissionais na sua palestra. Assim, você terá a participação do time e interação nas atividades. Então, chame a Super SIPAT para realizar o seu evento. Há diversos temas e usam tecnologia de ponta para tornar o seu evento inesquecível.